Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

À descoberta da história da radiofrequência nos Açores - um projeto multidisciplinar


AO

O projeto “À descoberta da história da radiofrequência nos Açores” surgiu no âmbito da candidatura de três alunas do curso de Humanidades do Colégio do Castanheiro à atual edição do concurso nacional Faqtos desenvolvido pelo INOV - INESC/Instituto Superior Técnico, com o intuito de difundir informação sobre a radiação eletromagnética em comunicações móveis.

Ainda que o tema da radiofrequência esteja mais vocacionado para as ciências exatas, como a física, as alunas decidiram abordá-lo do ponto de vista da sua área de estudos, as Humanidades. Como tal, têm procurado recolher informações sobre a história da radiofrequência nos Açores com o objetivo de a divulgar e de criar atividades dinâmicas dentro da comunidade educativa do Colégio, promovendo a multidisciplinaridade entre a História e a Física.  

As descobertas científicas relacionadas com a radiofrequência permitiram o desenvolvimento das comunicações, encurtando as distâncias entre as pessoas. Destas descobertas fazem parte a telegrafia sem fios, inventada por Guglielmo Marconi, que marcou a história das telecomunicações e a dos Açores com a instalação de uma estação da Companhia Portuguesa Rádio Marconi. A amarração dos cabos submarinos no arquipélago ou a inauguração das comunicações por satélite também constituem parte da história das comunicações de que fazem parte o arquipélago açoriano. 

As Historiadoras Castanhiças abraçaram o projeto “À descoberta da História da Radiofrequência nos Açores” e irão partilhar com o leitor as suas descobertas nas próximas semanas.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Remontada permite regresso ao segundo lugar
Santa Clara recuperou o segundo lugar do Apuramento à Taça Revelação, após vitória, por 2-3, sobre o Rio Ave
 
Clube K vai enfrentar o Benfica nas meias-finais
A equipa feminina do Clube K vai defrontar, nas meias-finais da Taça Federação, o Benfica, depois de ter eliminado o Sporting de Braga nos quartos de final.
 
Taça de Portugal de Downhill pode chegar aos 150 inscritos
Prova organizada pela Associação de Ciclismo dos Açores vai realizar-se sábado e domingo na freguesia das Sete Cidades
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados