
À descoberta da história da radiofrequência nos Açores - um projeto multidisciplinar

O projeto “À descoberta da história da radiofrequência nos Açores” surgiu no âmbito da candidatura de três alunas do curso de Humanidades do Colégio do Castanheiro à atual edição do concurso nacional Faqtos desenvolvido pelo INOV - INESC/Instituto Superior Técnico, com o intuito de difundir informação sobre a radiação eletromagnética em comunicações móveis.
Ainda que o tema da radiofrequência esteja mais vocacionado para as ciências exatas, como a física, as alunas decidiram abordá-lo do ponto de vista da sua área de estudos, as Humanidades. Como tal, têm procurado recolher informações sobre a história da radiofrequência nos Açores com o objetivo de a divulgar e de criar atividades dinâmicas dentro da comunidade educativa do Colégio, promovendo a multidisciplinaridade entre a História e a Física.
As descobertas científicas relacionadas com a radiofrequência permitiram o desenvolvimento das comunicações, encurtando as distâncias entre as pessoas. Destas descobertas fazem parte a telegrafia sem fios, inventada por Guglielmo Marconi, que marcou a história das telecomunicações e a dos Açores com a instalação de uma estação da Companhia Portuguesa Rádio Marconi. A amarração dos cabos submarinos no arquipélago ou a inauguração das comunicações por satélite também constituem parte da história das comunicações de que fazem parte o arquipélago açoriano.
As Historiadoras Castanhiças abraçaram o projeto “À descoberta da História da Radiofrequência nos Açores” e irão partilhar com o leitor as suas descobertas nas próximas semanas.
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


