Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

À descoberta da história da radiofrequência nos Açores - um projeto multidisciplinar


AO

O projeto “À descoberta da história da radiofrequência nos Açores” surgiu no âmbito da candidatura de três alunas do curso de Humanidades do Colégio do Castanheiro à atual edição do concurso nacional Faqtos desenvolvido pelo INOV - INESC/Instituto Superior Técnico, com o intuito de difundir informação sobre a radiação eletromagnética em comunicações móveis.

Ainda que o tema da radiofrequência esteja mais vocacionado para as ciências exatas, como a física, as alunas decidiram abordá-lo do ponto de vista da sua área de estudos, as Humanidades. Como tal, têm procurado recolher informações sobre a história da radiofrequência nos Açores com o objetivo de a divulgar e de criar atividades dinâmicas dentro da comunidade educativa do Colégio, promovendo a multidisciplinaridade entre a História e a Física.  

As descobertas científicas relacionadas com a radiofrequência permitiram o desenvolvimento das comunicações, encurtando as distâncias entre as pessoas. Destas descobertas fazem parte a telegrafia sem fios, inventada por Guglielmo Marconi, que marcou a história das telecomunicações e a dos Açores com a instalação de uma estação da Companhia Portuguesa Rádio Marconi. A amarração dos cabos submarinos no arquipélago ou a inauguração das comunicações por satélite também constituem parte da história das comunicações de que fazem parte o arquipélago açoriano. 

As Historiadoras Castanhiças abraçaram o projeto “À descoberta da História da Radiofrequência nos Açores” e irão partilhar com o leitor as suas descobertas nas próximas semanas.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha disponível para receber doentes já esta sexta-feira
O Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha, em Ponta Delgada, começou a ser preparado esta quinta-feira e os primeiros doentes poderão ser recebidos já esta sexta-feira, dia 10 de maio.
 
XXI Festa da Apanha de Chá no Porto Formoso
No próximo sábado, dia 11 de maio, a Fábrica de Chá Porto Formoso, acolhe a XXI edição da “Apanha de Chá”, entre as 10h00 às 17h00,um evento que envolve mais de uma centena de figurantes, na apanha manual da folha do chá.
 
Villas-Boas toma posse como presidente da FC Porto SAD a 28 de maio
O recém-empossado presidente do FC Porto, André Villas-Boas, sucederá a Pinto da Costa na liderança da SAD a 28 de maio, anunciou a Mesa da Assembleia Geral da sociedade responsável pelo futebol profissional portista.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados