Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

RTP Açores e Antena 1 Açores - O Mundo no Lar dos Açorianos


Cópia de 20221122_160605_Original

A 10 de agosto de 1975, a história dos meios de comunicação no arquipélago dos Açores foi revolucionada com a fundação dos estúdios da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) - Açores. Constituía uma de duas extensões da RTP nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que, à data, já tinha sido fundada, em Lisboa, há 40 anos. A instalação de estúdios televisivos permitiria interligar mais rápida e eficazmente Portugal Continental com os territórios insulares.

RTP Açores 

A RTP Açores categoriza-se como um canal televisivo generalista, público e de caráter regional. O projeto surgiu após a revolução de 25 de abril de 1974 e com a proposta da implementação de canais de televisão oriundos dos arquipélagos. O Centro de Produção Regional dos Açores, presidido por António Ramalho Eanes, foi instalado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no edifício que outrora fora a Estação Agrária local.  

No dia de inauguração, a primeira emissão televisiva nos Açores durou seis horas, o dobro das horas diárias atingidas durante o período de emissões experimentais. A sua abertura ocorreu às 15h30, com o discurso do General Altino Pinto de Magalhães, à data Presidente da Junta Governativa dos Açores, e encerrou-se com o Telejornal às 21h30. Nos primeiros anos, o canal emitia diariamente durante três horas, das 18h às 21h, exceto às segundas-feiras, sendo este o dia de “folga” da estação televisiva. 

A empresa tinha os seus próprios emissores, porém, estes passaram a pertencer à Portugal Telecom, atualmente Altice, por um decreto de lei emitido por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa na altura, sendo os emissores atualmente alugados pela RTP. 

Em comemoração do seu 40.º aniversário e por ocasião das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as emissões da RTP Açores passaram também a ser transmitidas por cabo para Portugal Continental e para outros territórios constituintes da diáspora, como o Canadá, os Estados Unidos da América e as Ilhas Bermudas, através da RTP Internacional. Algumas produções regionais de ficção incluem O Barco e o Sonho, Xailes Negros e a adaptação da obra literária Gente Feliz com Lágrimas


Antena 1 Açores

Fundada em Ponta Delgada, a 10 de agosto de 1975, à semelhança da RTP Açores, a Antena 1 Açores é uma emissora de radiodifusão pública regional pertencente ao Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal que transmite localmente em cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores. 

Além de integrar conteúdos da Antena 1, sediada em Lisboa, transmite também, diariamente, ao público açoriano uma programação completa e diversa, abrangendo eventos, noticiários, debates, entrevistas, música e outros programas de caráter regional, que visam preservar a cultura açoriana. 

A partir de 1928, iniciaram-se as primeiras experiências de transmissão radiofónica no arquipélago, em três postos emissores - o de Jacinto Pedro Ribeiro, o CT2AV e o CT2AJ – localizados na Ilha de São Miguel. Porém, uma década depois, o regime salazarista viria proibir as estações de TSF amadoras. 

Considerada a voz da açorianidade, a rádio atuou como um importante meio de comunicação e entretenimento, contribuindo para a erradicação do analfabetismo na região e para o processo de institucionalização do novo regime democrático no país, através da informação transmitida aos ouvintes.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Pimenta, Portela e campeões do mundo K2 500 metros selecionados
Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020 e prata em K2 1.000 em Londres2012, João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões mundiais em K2 500, e Teresa Portela são os canoístas portugueses selecionados para Paris2024.
 
Alterações climáticas de "origem humana" responsáveis pela vaga de calor no Sahel
Um estudo publicado concluiu que a vaga de calor que atingiu o Sahel no início deste mês está ligada às alterações climáticas "induzidas pelo homem".
 
PIB mundial pode diminuir até 10% se temperatura aumentar três graus
O Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode diminuir até 10% se a temperatura do planeta aumentar três graus Celsius (ºC), indica um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados