Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

RTP Açores e Antena 1 Açores - O Mundo no Lar dos Açorianos


Cópia de 20221122_160605_Original

A 10 de agosto de 1975, a história dos meios de comunicação no arquipélago dos Açores foi revolucionada com a fundação dos estúdios da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) - Açores. Constituía uma de duas extensões da RTP nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que, à data, já tinha sido fundada, em Lisboa, há 40 anos. A instalação de estúdios televisivos permitiria interligar mais rápida e eficazmente Portugal Continental com os territórios insulares.

RTP Açores 

A RTP Açores categoriza-se como um canal televisivo generalista, público e de caráter regional. O projeto surgiu após a revolução de 25 de abril de 1974 e com a proposta da implementação de canais de televisão oriundos dos arquipélagos. O Centro de Produção Regional dos Açores, presidido por António Ramalho Eanes, foi instalado em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, no edifício que outrora fora a Estação Agrária local.  

No dia de inauguração, a primeira emissão televisiva nos Açores durou seis horas, o dobro das horas diárias atingidas durante o período de emissões experimentais. A sua abertura ocorreu às 15h30, com o discurso do General Altino Pinto de Magalhães, à data Presidente da Junta Governativa dos Açores, e encerrou-se com o Telejornal às 21h30. Nos primeiros anos, o canal emitia diariamente durante três horas, das 18h às 21h, exceto às segundas-feiras, sendo este o dia de “folga” da estação televisiva. 

A empresa tinha os seus próprios emissores, porém, estes passaram a pertencer à Portugal Telecom, atualmente Altice, por um decreto de lei emitido por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa na altura, sendo os emissores atualmente alugados pela RTP. 

Em comemoração do seu 40.º aniversário e por ocasião das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as emissões da RTP Açores passaram também a ser transmitidas por cabo para Portugal Continental e para outros territórios constituintes da diáspora, como o Canadá, os Estados Unidos da América e as Ilhas Bermudas, através da RTP Internacional. Algumas produções regionais de ficção incluem O Barco e o Sonho, Xailes Negros e a adaptação da obra literária Gente Feliz com Lágrimas


Antena 1 Açores

Fundada em Ponta Delgada, a 10 de agosto de 1975, à semelhança da RTP Açores, a Antena 1 Açores é uma emissora de radiodifusão pública regional pertencente ao Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal que transmite localmente em cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores. 

Além de integrar conteúdos da Antena 1, sediada em Lisboa, transmite também, diariamente, ao público açoriano uma programação completa e diversa, abrangendo eventos, noticiários, debates, entrevistas, música e outros programas de caráter regional, que visam preservar a cultura açoriana. 

A partir de 1928, iniciaram-se as primeiras experiências de transmissão radiofónica no arquipélago, em três postos emissores - o de Jacinto Pedro Ribeiro, o CT2AV e o CT2AJ – localizados na Ilha de São Miguel. Porém, uma década depois, o regime salazarista viria proibir as estações de TSF amadoras. 

Considerada a voz da açorianidade, a rádio atuou como um importante meio de comunicação e entretenimento, contribuindo para a erradicação do analfabetismo na região e para o processo de institucionalização do novo regime democrático no país, através da informação transmitida aos ouvintes.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Lista dos 17 ministros entregue ao Presidente por Montenegro
O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV Governo Constitucional.
 
Passageiros desembarcados em portos nos Açores sobem 1,87% em fevereiro
O número de passageiros desembarcados em portos nos Açores registou uma subida em fevereiro de 1,87%, face ao período homólogo, segundo dados revelados hoje pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
 
Sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter, com epicentro na Serreta, foi hoje sentido pelas 14:30 (15:30 de Lisboa) na ilha Terceira, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados