Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Florestas ontem e hoje: o Pinhal de D. Dinis


Pinhal de D

No âmbito das comemorações do dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, consideramos importante destacar o Pinhal de D. Dinis. Queremos relembrar a sua história, que remonta ao final do século XIII, em Leiria, e o seu valor, que atravessa o tempo até à atualidade, tendo em conta a degradação mundial do ambiente e a redução das áreas florestais.

Apesar de predominar a ideia de que o Pinhal de Leiria tinha sido mandado plantar por D. Dinis (1279-1325), foi o seu pai, D. Afonso III (1248-1279), o responsável pela sua plantação no século XIII. No entanto, há ainda quem acredite que D. Sancho II (1223-1248) foi o pioneiro deste projeto. Os motivos da sua criação prenderam-se com a tentativa de impedir o avanço e a deterioração das dunas, bem como proteger os terrenos agrícolas da sua degradação devido às areias transportadas pelo vento. 

Na história do Pinhal de Leiria ocorreram três incêndios: o primeiro em 1824, que destruiu 5000 hectares; noventa e dois anos depois, um segundo incêndio mais pequeno que destruiu 150 hectares e, mais recentemente, em 2017, o terceiro e último incêndio que devastou 86% da área do pinhal, consagrando-se o mais destruidor. Em 2018, alegou-se que este grande incêndio fora causado por um grupo de madeireiros conhecidos como “Máfia do Pinhal”.

O Pinhal de D. Dinis foi muito importante para os Descobrimentos Marítimos, pois a madeira dos pinheiros era usada para a construção de embarcações. A resina destes pinheiros foi também usada para proteger as caravelas. Ainda existem os fornos utilizados no seu fabrico. Passados cinco anos do grande incêndio de 2017, infelizmente continuam a persistir graves problemas de reflorestação, de falta de limpeza do mato e de árvores queimadas, não esquecendo a multiplicação de espécies invasoras, tais como a acácia.

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

CRPM aprova declaração que apela a maior inclusão
A Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM), aprovou a declaração final dos seus trabalhos, texto apresentado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
 
Bolieiro está confiante na eleição de Nascimento Cabral para a Europa
O presidente do PSD Açores está confiante na eleição de Paulo Nascimento Cabral para a Europa.
 
Apresentadas 332 candidaturas ao PRR para inovação produtiva nos Açores
O Governo dos Açores recebeu 332 candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoio à inovação de produtos, transição verde e digital, destinados à reestruturação das explorações agrícolas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados