Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Um vislumbre do futuro


LCCA 2

Neste verão, durante os meses de junho e julho de 2023, o Colégio do Castanheiro promoveu uma iniciativa que proporcionou a vários alunos a oportunidade de terem uma experiência profissional para terem certeza de que o curso académico que pretendem seguir no futuro é o que imaginavam ser. Como eu tive o privilégio de ser uma das alunas, decidi que iria realizá-la na área da advocacia, pois é um sonho meu de criança, e fiquei colocada na LCCA - Sociedade de Advogados.

Foram dois dias de experiência com uma das minhas colegas, providenciados pelo Dr. Ricardo Nascimento Cabral, que é sócio fundador da LCCA e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 

O primeiro dia foi mais teórico e o Dr. Ricardo Nascimento Cabral deu-nos a conhecer os escritórios e a parte burocrática da profissão. Também nos foi explicado como se procede à pesquisa naqueles livros gigantescos de direito. Conseguimos ainda tirar algumas dúvidas que tínhamos acerca da formação e da profissão, tais como o que fazer em certos casos específicos, como funcionam as especialidades, como é a experiência na universidade, etc. O segundo dia foi mais prático, pois tivemos a oportunidade de visitar dois tribunais, de entender como estes funcionam, de observar a leitura de uma sentença e pudemos refletir com os responsáveis pelas alunas sobre o que tínhamos acabado de presenciar.

Posso dizer que esta experiência me surpreendeu imenso e me deu uma nova perspetiva sobre a advocacia. Ao falar com o Dr. Ricardo Nascimento Cabral, consegui entender que a profissão não é nada como é retratada em filmes ou como as pessoas dizem ou pensam ser, é mais complexa. Ele falou-nos de algumas possíveis complicações e de como às vezes é necessário agir de uma forma que não é exatamente a que gostávamos, mas faz tudo parte do trabalho e a meu ver parece ser uma profissão incrível e interessante.

Sendo muito franca, apesar de ter sido pouco tempo, aqueles dois dias de experiência que me foram concedidos deram-me ainda mais certezas de que é este o curso que quero seguir na universidade e que este é o futuro que quero ter.

AO Escolas

Escola Secundária Antero de Quental recria os Jogos Olímpicos.
A escola celebrou, esta semana, uma 1ª edição dos Jogos Olímpicos, evento que reuniu vários grupos disciplinares, o núcleo de estágio de História e toda a comunidade educativa.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Ordem confiante em melhoria das carreiras de enfermeiros em IPSS
"Ordem confiante em melhoria das carreiras de enfermeiros em IPSS" é a manchete da edição desta segunda-feira do Açoriano Oriental.
 
Eleitores querem que PSD governe com liderança de Albuquerque - Montenegro
O presidente do PSD e primeiro-ministro afirmou que as regionais de hoje na Madeira “não deixam dúvidas” quanto à intenção dos eleitores de que o PSD lidere o Governo e que este seja chefiado por Miguel Albuquerque.
 
PSD vence em nove dos 11 concelhos
 O PSD venceu hoje em nove dos 11 concelhos madeirenses, tendo os outros dois passado para a liderança do PS, no caso de Machico, e do JPP, no caso de Santa Cruz, segundo os resultados oficiais provisórios.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados