Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Um vislumbre do futuro


LCCA 2

Neste verão, durante os meses de junho e julho de 2023, o Colégio do Castanheiro promoveu uma iniciativa que proporcionou a vários alunos a oportunidade de terem uma experiência profissional para terem certeza de que o curso académico que pretendem seguir no futuro é o que imaginavam ser. Como eu tive o privilégio de ser uma das alunas, decidi que iria realizá-la na área da advocacia, pois é um sonho meu de criança, e fiquei colocada na LCCA - Sociedade de Advogados.

Foram dois dias de experiência com uma das minhas colegas, providenciados pelo Dr. Ricardo Nascimento Cabral, que é sócio fundador da LCCA e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 

O primeiro dia foi mais teórico e o Dr. Ricardo Nascimento Cabral deu-nos a conhecer os escritórios e a parte burocrática da profissão. Também nos foi explicado como se procede à pesquisa naqueles livros gigantescos de direito. Conseguimos ainda tirar algumas dúvidas que tínhamos acerca da formação e da profissão, tais como o que fazer em certos casos específicos, como funcionam as especialidades, como é a experiência na universidade, etc. O segundo dia foi mais prático, pois tivemos a oportunidade de visitar dois tribunais, de entender como estes funcionam, de observar a leitura de uma sentença e pudemos refletir com os responsáveis pelas alunas sobre o que tínhamos acabado de presenciar.

Posso dizer que esta experiência me surpreendeu imenso e me deu uma nova perspetiva sobre a advocacia. Ao falar com o Dr. Ricardo Nascimento Cabral, consegui entender que a profissão não é nada como é retratada em filmes ou como as pessoas dizem ou pensam ser, é mais complexa. Ele falou-nos de algumas possíveis complicações e de como às vezes é necessário agir de uma forma que não é exatamente a que gostávamos, mas faz tudo parte do trabalho e a meu ver parece ser uma profissão incrível e interessante.

Sendo muito franca, apesar de ter sido pouco tempo, aqueles dois dias de experiência que me foram concedidos deram-me ainda mais certezas de que é este o curso que quero seguir na universidade e que este é o futuro que quero ter.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"189 ANOS 1835-2024" é a manchete do Açoriano Oriental
A capa do Açoriano Oriental faz grande destaque com o 189.º aniversário deste jornal, que hoje se comemora. 
 
Fixação da prestação abrange 0,8% dos créditos à habitação elegíveis
A medida de fixação da prestação mensal abrangia 8.000 créditos à habitação até fevereiro, o correspondente a 0,8% dos empréstimos elegíveis, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal (BdP).
 
Banco de Portugal alerta para fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências
O Banco de Portugal (BdP) alertou para situações de fraude em que, durante a realização de uma transferência bancária através do ‘homebanking’, o IBAN do beneficiário é alterado por um terceiro.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados