Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Da Companhia Portuguesa Rádio Marconi à Altice: a Telegrafia Sem Fios


img-Foto-ET-Marconi-PD

A Telegrafia Sem Fios encontra-se na base das comunicações que estabelecemos, quer através da rádio e da televisão quer das chamadas telefónicas. Em Portugal, este sistema de comunicação foi facultado pela Companhia Portuguesa Rádio Marconi no século XX, sendo atualmente disponibilizado pela Altice, ainda que não em exclusivo.

A telegrafia consiste num sistema de comunicação que permite a transmissão e reprodução à distância do conteúdo de documentos, escritos, impressos, imagens ou qualquer outra informação. Originalmente, usava-se o alfabeto morse, que era baseado na combinação de dois sinais de diferente duração (ponto e traço). A informação transforma-se em grupos de impulsos elétricos na estação emissora e, uma vez transmitidos, esses impulsos são descodificados na recetora que os transforma novamente em informação.

Após a comprovação experimental em laboratório da existência de ondas de rádio pelo físico alemão Heinrich Hertz, em 1887, diversos investigadores e inventores procederam a tentativas de as utilizar como meio de transmissão de informação, sendo Guglielmo Marconi um dos inventores pioneiros do sucesso das comunicações por via da Telegrafia Sem Fios (TSF). 

Em 1897, foi fundada a “Marconi's Wireless Telegraph and Signal Company". Em Portugal, foi criada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, em 1925, tendo-se estendido às duas regiões autónomas em novembro do ano seguinte e, posteriormente, às colónias ultramarinas. 

A empresa Marconi possibilitou os avanços tecnológicos que beneficiaram os Açores, não só através da instalação de cabos submarinos, lançados na segunda metade do século XIX, como posteriormente, mais precisamente a partir de 1977, com a implementação da tecnologia via satélite. Esses cabos continuam a ser de extrema importância na atualidade, permitindo a transmissão de grandes volumes de informação. 

Em 1995, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi foi adquirida pela PT Telecom, tendo o processo sido finalizado em 2002. Por sua vez, a Altice adquiriu a PT Telecom em 2018, sendo esta a atual responsável pelos cabos submarinos e pelas transmissões via satélite, isto é, pelos emissores que inicialmente pertenciam à Companhia Portuguesa Rádio Marconi e outros que foi adquirindo com o passar do tempo. 

A Telegrafia Sem Fios garante o funcionamento rápido e eficaz dos aparelhos tecnológicos, permitindo interligar variadas regiões dispersas por todo o mundo. Sem a TSF, o mundo tecnológico em que a geração Z, os nómadas digitais, se vê envolvida no seu quotidiano estaria limitada a meios de comunicação “básicos”, como o serviço postal. 

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Aumentos salariais no topo das prioridades das centrais sindicais" é a manchete do Açoriano Oriental
As audiências dos parceiros sociais com o Presidente do Governo Regional sobre o Plano e Orçamento para 2026 estão em destaque no Açoriano Oriental de quarta-feira, 17 de setembro de 2025.
 
Setor social açoriano pede continuidade nas políticas e apoios para transição digital em 2026
O setor social açoriano disse esperar que no Orçamento Regional para 2026 estejam medidas de continuidade das atuais políticas sociais e de apoio à transição digital e que a República trate as instituições da região de forma igual
 
Municípios dos Açores reivindicam 3,3 ME de IVA turístico
O presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), Alexandre Gaudêncio, defendeu a reposição do IVA turístico no valor de 3,3 milhões de euros, se possível na totalidade, em 2026
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.