Açoriano Oriental
Depressão: a doença do século XXI
O Dia Europeu da Depressão assinala-se hoje para promover a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afecta neste momento 121 milhões de pessoas em todo o mundo.

Autor: Lusa/AO On Line

A efeméride é promovida pela Associação Europeia da Depressão (AED) com o objectivo de combater aquilo que considera um "grave problema de saúde pública". Segundo a OMS, em 2020 a depressão será a principal causa de incapacidade em todo o mundo, depois das doenças cardio-vasculares.

O Dia Europeu da Depressão visa por isso tornar os profissionais de saúde e o público em geral mais cientes da importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

A AED alerta que a depressão clínica ainda é uma doença mal compreendida, que gera atitudes como: "bebe um copo que isso passa".

No entanto, estudos epidemiológicos mostram prevalências pontuais (proporção de pessoas afectadas num determinado momento) de três a quatro por cento e prevalências anuais de quatro a 10 por cento.

Demonstram ainda que cerca de 12 por cento dos homens e 25 por cento das mulheres sofrem de depressão em algum momento das suas vidas.

“Em Portugal, lamentavelmente não há dados epidemiológicos nesta área, mas presumem-se valores de prevalência dentro do padrão europeu e espanhol”, refere a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), Luísa Figueira.

Em Espanha, um estudo realizado na Cantábria revelou uma prevalência ponderada da depressão de 6,2 por cento, com 4,5 por em homens e 7,8 por cento em mulheres.

Luísa Figueira acrescenta que “a maior parte das depressões surge no início da idade adulta e afecta a vida pessoal e profissional”. “É importante que a família seja informada sobre a doença e saiba que o risco de suicídio aumenta no primeiro mês de tratamento”, alerta a psiquiatra, explicando que a pessoa não tem capacidade para sair da depressão sozinha e necessita de cuidados médicos.

O psiquiatra Manuel Jara lembra por seu lado que “a depressão é a doença psiquiátrica mais frequente" e há estudos epidemiológicos que sugerem que a incidência da doença está a crescer.

Além disso, recorda Jara, é "a maior causa de suicídio”. “Dois terços das pessoas que se suicidam têm sentimentos depressivos ou depressões”, sustenta, adiantando que “as mulheres suicidam-se menos que os homens - apesar de terem mais depressões -, mas fazem mais tentativas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados