“Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças”

“Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças”

 

Susete Rodrigues/AO   Cultura e Social   15 de Out de 2018, 10:04

A exposição itinerante “Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças” vai percorrer várias escolas, inclusivamente fora do concelho.Entre esta segunda-feira e sexta-feira (15 a 19 outubro), a mostra estará  patente no Colégio do Castanheiro.

De acordo com nota de imprensa, na Escola Secundária Domingos Rebelo,a exposição poderá ser apreciada entre os dias 17 a 20 de abril, enquanto na Escola Secundária da Ribeira Grande está ainda por agenda a data em que a exposição itinerante “Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças” vai estar patente, mas deverá ser ainda no 1.º Período.

A mostra aborda o dia em Ponta Delgada foi bombardeada pelo U-155, valendo à cidade a artilharia portuguesa e a do USS Orion. Aconteceu pelas “cinco horas da manhã do dia 4 de julho de 1917”. 

Enquadrada nas evocações ao Centenário do Armistício de 1918, a Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu à adaptação dos trinta e três painéis da exposição de 4 julho de 2017, intitulada “Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças”, tornando-a itinerante e reforçando os conteúdos pedagógicos às escolas que a solicitarem, no âmbito da História da I Guerra Mundial e dos Açores.

A exposição será acompanhada de uma palestra e caso solicitado, Cinema de Arquivo, com a colaboração com o historiador Sérgio Rezendes e do Museu Militar da Zona Militar dos Açores, acrescenta a nota.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.