Açoriano Oriental
Grande operação da PSP em 100 cidades portuguesas
A Polícia de Segurança Pública deteve 268 pessoas, numa "grande operação policial", realizada em todo o território nacional que envolveu cerca de 100 cidades, tendo começado sexta-feira e terminado às 07:00 de hoje.
Grande operação da PSP em 100 cidades portuguesas

Autor: Lusa / AO online

Em conferência de imprensa, em Lisboa, a comissária Paula Monteiro, da Direcção Nacional de Policia de Segurança Publica (PSP) afirmou que a PSP efectuou em todo o território nacional português uma operação de prevenção que se destina a "aumentar o sentimento de segurança da população".

No âmbito da operação foram efectuadas 268 detenções, das quais quatro por posse de armas ilegais, uma por roubo, 23 por trafico de droga, 12 por situação ilegal em território nacional, quatro por desobediência, seis furtos, 38 por condução ilegal e 160 por excesso de álcool.

"Conseguimos ainda detectar 20 indivíduos sobre quem recaem mandados de detenção", disse, adiantando que entre estes detidos há estrangeiros.

A operação decorreu durante 24 horas seguidas tendo começado às 07:00 de sexta-feira e terminado hoje" à mesma hora, disse.

"Todo o efectivo que estava de serviço esteve direccionado para esta operação (...), cerca de 2.600 homens e mulheres da PSP", afirmou a comissária, adiantando que a operação teve como "principal objectivo aumentar o sentimento de segurança das populações residentes na área de responsabilidade e jurisdição da PSP".

Para tal, além do efectivo de todos os comandos regionais, metropolitanos e distritais esteve também envolvida a unidade especial da polícia, e a colaboração do grupo operacional cinotécnico (com canídeos) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A operação visou detectar e identificar indivíduos que praticam ilícitos criminais ou contra-ordenações criminais, detectar e deter pessoas sobre as quais recaiam mandados de detenção, fiscalizar estabelecimentos comerciais e de diversão nocturna, nomeadamente em questões de segurança privada

Visa também detectar indivíduos que se dediquem ao tráfico de droga e fiscalizar viaturas e condutores no âmbito da legislação rodoviária.

Além disso a PSP reforçou o policiamento generalizado em locais sensíveis, nas designadas zonas urbanas sensíveis, e intensificou o policiamento e fiscalização nos terminais de transporte público, com especial atenção aos parques de estacionamento.

Segundo a PSP, os locais onde foram realizadas as operações foram escolhidos tendo por base uma análise cientifica de criminalidade, designadamente o numero e tipo de ocorrências registadas em determinadas zonas do país.

No âmbito da operação foram identificadas 1.534, das quais 41 eram menores. As identificações foram efectuadas devido a suspeita da prática de crimes e contra-ordenações.

Das detenções, 37 foram por suspeita de tráfico de droga e 141 por suspeitas de roubos e furtos.

Nesta operação de 24 horas, a PSP fiscalizou 10.640 viaturas e submeteu a testes 4.151 condutores, tendo ainda sido fiscalizados, por radar, 1.527 viaturas. Neste âmbito, adiantou a comissária Paula Monteiro, foram efectuadas 2.927 autuações.

Das autuações, 1.227 deveram-se a excesso velocidade, 220 a excesso de álcool, 38 a falta de seguro, 75 ao uso de telemóvel durante a condução e 103 a falta de inspecção do veículo.

A PSP inspeccionou ainda 87 locais de transportes públicos e patrulhou e intensificou a fiscalização em 46 zonas urbanas sensíveis (bairros sensíveis).

No que diz respeito a estabelecimentos, a PSP fiscalizou 123 estabelecimentos de diversão nocturna, tendo procedido a 114 autuações, nomeadamente por venda de álcool a menores, permanência de menores em estabelecimentos, bem como incumprimento de normas de segurança.

Durante esta "mega operação" a PSP apreendeu uma arma de fogo, quatro armas brancas ilegais, um bastão extensível, 18 viaturas, cerca de 1.000 euros em dinheiro, 4,087 doses de droga (1910 de cocaína, 1339 heroína, 838 de haxixe).

Está previsto no planeamento operacional da PSP a realização periódica de uma operação com esta envergadura e cobertura nacional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.