Açoriano Oriental
Covid-19
Diagnosticados 76 novos casos de Covid-19 nos Açores

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 76 novos casos de covid-19 nos Açores, sendo um na Terceira e 75 em São Miguel, decorrentes de 1.775 análises realizadas em laboratórios de referência da Região e um em laboratório privado não convencionado.

Diagnosticados 76 novos casos de Covid-19 nos Açores

Autor: AO Online/ GaCS

Na ilha Terceira, o caso positivo agora diagnosticado, refere-se a um viajante, não residente, com análise positiva ao 6.º dia. O caso refere-se à freguesia de Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo. Em São Miguel, todos os casos são referentes a contexto de transmissão comunitária, sendo três no concelho da Lagoa, nove no concelho do Nordeste, oito no concelho de Ponta Delgada, três no concelho da Povoação, 13 no concelho da Ribeira Grande e 39 no concelho da Vila Franca do Campo. 

No mesmo período registou-se um total de 19 recuperações, todas em São Miguel, sendo 14 no concelho de Ponta Delgada, duas no concelho da Ribeira Grande, uma em Vila Franca do Campo e duas no concelho do Nordeste.

Após terminada a investigação epidemiológica e laboratório de 6.º dia aos contactos próximos, confirmou-se que o mais recente caso da Ilha de Santa Maria não corresponde a um caso novo, mas sim à deteção de restos virais da primeira infeção, sem capacidade infeciosa. Assim, o caso é considerado como comprovada infeção anterior e esta ilha deixa de contar com casos ativos.

Estão agora 10 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.   

A Região regista presentemente 264 casos positivos ativos, sendo 263 em São Miguel (75 no concelho de Ponta Delgada, 104 em Vila Franca do Campo, 45 no concelho do Nordeste, 23 na Ribeira Grande, 12 no concelho da Lagoa, e quatro no concelho da Povoação) e um na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.  O número de vigilâncias ativas é presentemente de 1.177.

Em São Miguel estão em nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco estão os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo. Novas medidas de contenção da pandemia foram anunciadas ontem e entraram em vigor às 00h00 de hoje.  Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.431 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.028 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 67 e 42 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local. Até à data de hoje realizaram-se nos Açores 409.881 análises para despiste da Covid-19. 



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados