Autor: Ana Carvalho Melo
“Está previsto abrirmos um novo período de candidaturas a apoios a fundo perdido durante o próximo mês de maio”, anunciou o autarca durante a entrega dos prémios relativos ao concurso de montras de 2020, explicando que este apoio pretende colmatar as perdas verificadas devido à pandemia.
Segundo nota enviada à comunicação social, a estes “apoios a
fundo perdido poderão candidatar-se os estabelecimentos comerciais com
sede no concelho”.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio quis ainda deixar uma mensagem de esperança aos empresários.
“Quero deixar uma palavra de esperança para o futuro do comércio local. Perspetiva-se uma retoma na economia, ainda no corrente ano, mas sempre dependente do evoluir da pandemia no concelho”, disse.
Nesse sentido, foi recordado que a Câmara da Ribeira Grande já investiu cerca de 210 mil euros em campanhas de consumo no comércio e restauração, estando em vigor até ao final do mês a campanha “Sabores locais à mesa”, iniciativa que contempla um desconto de 25% nas refeições adquiridas nos restaurantes aderentes, possibilitando a entrega gratuita ao domicílio através de uma parceria com a Associação de Táxis de São Miguel.
Alexandre Gaudêncio realçou também que o programa selo covid-free “tem permitido realizar várias campanhas de testagem gratuita aos funcionários dos estabelecimentos que aderiram à iniciativa, permitindo desta forma despistar possíveis casos de infeção pelo novo coronavírus”.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande visitou os
três estabelecimentos vencedores do concurso de montras - o atelier
Didamary, a loja Arco Íris e o atelier Toque de Magia - acompanhado pelo
vereador da Cultura, Filipe Jorge, e pelo presidente da Câmara do
Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna.