Açoriano Oriental
Visit Azores investiu 1,75 ME na promoção da Região no primeiro semestre deste ano

O Governo Regional revelou que a Visit Azores investiu, no primeiro semestre deste ano, 1.758.148,27 euros na promoção do arquipélago tanto no continente português como no estrangeiro.

Visit Azores investiu 1,75 ME na promoção da Região no primeiro semestre deste ano

Autor: Carolina Moreira

Numa resposta a um requerimento do PS, o executivo adiantou que as ações de cariz promocional desenvolvidas pela Visit Azores no primeiro semestre deste ano representaram um investimento de 1.293.739,47 euros, sendo a BTL 2025 a maior aposta do ano até ao momento (mais de 860 mil euros).

Quanto às ações de cariz promocional apoiadas pela Visit Azores também no primeiro semestre de 2025, o Governo Regional salienta que ascendem a 464.408,80 euros, com as campanhas de marketing nos Estados Unidos da América (EUA) a acarretar o maior investimentos (185 mil euros).

Refira-se que, em junho deste ano, a Associação Visit Açores revelou ter um montante total aproximado de 11,2 milhões de euros no seu Plano de Atividades e Orçamento de 2025 para promover a Região Autónoma dos Açores como destino turístico no mercado nacional e internacional, prevendo para este ano a criação de uma “grande campanha de destino turístico Açores que irá ter impacto internacional em vários mercados”, disse na altura Luís Capdeville ao AO.

De acordo com o Relatório e Contas relativo ao ano de 2024, no qual constam dados sobre o Plano de Atividades e Orçamento da Visit Azores de 2025, a associação prevê investir mais 3,8 milhões de euros do que os previstos em relação ao ano 2024.

Ainda em resposta ao requerimento do PS, o Governo Regional avançou que ainda tem por pagar à Visit Azores 932.500 euros relativos à última tranche de um plano de pagamentos acordado em 2012 entre ambas as partes, com vista a saldar uma dívida da então ATA de mais de 9 milhões de euros.

“Em 15 de junho de 2012, o X Governo dos Açores celebrou com a então ATA um contrato programa de desenvolvimento de promoção e animação turística, respeitante ao plano de pagamentos efetuado por forma a regularizar uma dívida de 9.178.178,00 euros, o que tem vindo a ser pago apenas desde 2018, encontrando-se, neste momento, ainda por pagar o montante de 932.500,00 euros, relativo no que será a última tranche”, avança.

Questionado sobre as dívidas da Região à Visit Azores, o Governo adianta também que, “relativamente aos restantes contratos celebrados com a Visit Azores, com processamentos em 2025, a Direção Regional do Turismo aguarda o envio dos relatórios e documentação justificativa, para que possa libertar as tranches do apoio de acordo com o que está contratualizado”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.