Autor: Susete Rodrigues/AO Online
A sessão teve lugar nos dias 27 e 28 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, e foi através de um contacto telefónico realizado aos docentes que acompanharam os estudantes açorianos, que o presidente da Assembleia enalteceu o empenho demonstrado pelos jovens participantes no debate dedicado ao tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, no ano em que se assinala os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, indica nota de imprensa.
No primeiro dia dos trabalhos, oito alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Escola Secundária Vitorino Nemésio, Escola Secundária Domingos Rebelo e da Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores debateram, em sede de comissão, o Projeto de Resolução que foi aprovado na sessão regional do Parlamento dos Jovens, na ALRAA, o qual foi escolhido como projeto base na generalidade, em uma das quatro comissões existentes, para passar ao debate e votação na especialidade.
No segundo e último dia da sessão, teve lugar as intervenções do vice-presidente da Assembleia da República, Diogo Amorim, da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Lopes, e da presidente da Comissão de Educação e Ciência, Manuela Tender, seguindo-se a habitual ronda de perguntas aos deputados do parlamento.
A recomendação aprovada pelos jovens deputados no plenário será analisada pela Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República. As medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares serão publicadas na página oficial do Parlamento dos Jovens.
Saliente-se que nesta edição participaram 132 alunos de 66 escolas secundárias e profissionais de todo o país, incluindo as escolas representantes dos Círculos da Europa e fora da Europa, acompanhados pelos seus professores e por 58 jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem.