Açoriano Oriental
Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam da Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial.

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam da Paris

Autor: Lusa/AO Online

Bárbara Timo de 30 anos, bateu na final a britânica Lucy Renshall, 14.ª do ranking mundial, com um ‘wazari’ aos 24 segundos do ‘golden score’, depois de um combate muito equilibrado que chegou fim dos quatro minutos regulamentares sem pontuações.

Antes, a judoca portuguesa eliminou a israelita Inbal Shemesh, 51.ª do ranking, por ‘ippon’, em menos de 30 segundos, na primeira ronda, Gankhaich Bold 22.ª da hierarquia, na segunda, depois da mongol ter sido penalizada com o terceiro ‘shido’ a menos de 30 segundos do final.

Nos quartos de final, Timo derrotou a espanhola Cristina Cabana Perez, 23.ª do ‘ranking’, por ‘ippon’, num combate que durou um minuto e 20 segundos, e na luta pelo acesso à final, impôs-se a Angelika Szymanska, vice-campeã europeia de sub-23, após três minutos de ‘golden score’, por acumulação de ‘shidos’ da polaca.

A judoca, nascida no Brasil e que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, voltou este ano a competir na categoria -63kg, na qual já tinha estado até aos 21 anos, depois de ter conquistado vários títulos nos -70kg, entre os quais o de vice-campeã mundial e o bronze nos campeonatos europeus.

Na categoria -48 kg, Catarina Costa terminou na quinta posição, depois de ter perdido na luta pelo bronze com a francesa Bladine Pont, por ‘ippon’.

Catarina Costa estreou-se na segunda ronda frente à espanhola Mireia Lapuerta Comas, num combate equilibrado que durou mais de 10 minutos (06:33 de golden score), e que venceu com um ‘wazari’.

Nos quartos de final, a portuguesa cedeu por ‘ippon’ contra a 16ª do ranking mundial Milica Nikolic, e na repescagem, enfrentou a segunda sérvia da categoria, Andrea Stojadinov, atual vice-campeã europeia, que venceu por ‘ippon’.

Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-73 kg) e João Crisóstomo (-73 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, apesar de vários combates equilibrados, em que os pontuaram ou chegaram ao ‘golden score’.



PUB
Regional Ver Mais
  • Universidade dos Açores com mais 82 alunos na 2.ª fase
     
    Com a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior concluída, Universidade dos Açores (UAc) recebeu 441 candidaturas, admitindo 82 alunos. Restam 183 vagas (28% do total) para a 3.ª fase
  • Sindicato denuncia "agravamento de falta de professores" em várias ilhas dos Açores
     
    O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) denunciou o “agravamento da falta de docentes em várias ilhas e grupos de recrutamento”, apelando ao Governo Regional para “repensar com urgência” o sistema de incentivos

  • Jovens açorianos relatam experiência enriquecedora e intensa na Ucrânia

  • Introdução da RAMPA deve assegurar compensações às pescas

  • premium
    FAPA alerta para falhas estruturais e defende modelo misto entre papel e digital
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.