Açoriano Oriental
Empresas compram mais veículos elétricos que particulares

Segundo Antero Rego, responsável pela área da comercialização do ramo automóvel do Grupo Ilha Verde, na Região sãoas empresas que têm vindo a adquirir mais veículos elétricos, ainda que cada vez mais particulares se mostrem interessados

Empresas compram mais veículos elétricos que particulares

Autor: Ana Carvalho Melo

Na Região são as empresas que têm vindo a adquirir mais veículos elétricos, situação que se deve aos diversos benefícios fiscais de que usufruem, ainda que cada vez mais particulares se mostrem interessados na aquisição destes veículos.

O panorama foi traçado ontem por Antero Rego, responsável pela área da comercialização do ramo automóvel do Grupo Ilha Verde, à margem da sessão de apresentação europeia do novo Ford Explorer. “Temos mais empresas a aderir aos carros elétricos por uma questão de maior benefício. Os particulares também aderem mas mais lentamente”, afirmou. E segundo Antero Rego, no caso dos particulares, o preço e o carregamento são os principais entraves à aquisição dos veículos elétricos.

“Os carros elétricos ainda são mais caros, o que faz que nem todos os particulares para já possam adquirir um carro elétrico, isto a título económico. Mas em termos de utilização também surgem dificuldades para quem não tem uma habitação onde possa carregar o carro, porque a maior vantagem é quando se carrega em casa, aproveitando as tarifas tri ou bi horárias ou os painéis fotovoltaicos”, referiu.

No entanto lembrou que existem apoios e benefícios quer para privados como para as empresas que optam por adquirir viaturas elétricas.

“A nível dos particulares há um incentivo dado pelo Governo Regional de 2500 euros a que pode acrescer um apoio nacional do Governo da República de cerca de 4 mil euros. Mas fica isento do Imposto único de Circulação (IUC) e ainda pode ter benefícios fiscais”, elencou.

Já no caso das empresas ficam isentos de pagamento de Tributação Autónoma, de Imposto sobre Veículos (ISV), Imposto Único de Circulação (IUC) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Na terça-feira foi apresentado na Europa o movo Ford Explorer, um veículo 100% elétrico que se vem juntar à gama elétrica Ford que possui atualmente o Ford Mustang e a Ford Transit, estando também já anunciado o lançamento do Ford Puma elétrico.

O novo veículo, que começará a ser entregue no início de 2024, caracteriza-se por ser um crossover médio com um total de cinco lugares, em duas filas de bancos, encontrando-se equipado para responder às necessidades das famílias nas suas viagens de aventuras. Este veículo foi desenvolvido e será construído na Alemanha.

“O Explorer é um pioneiro para uma nova geração de veículos elétricos da Ford. Definido nas nossas raízes americanas, mas construído em Colónia para os nossos clientes na Europa, está apto para grandes aventuras e totalmente equipado com tudo o que os nossos clientes irão precisar para as suas viagens diárias”, afirmou ontem Martin Sander, diretor geral da Ford Model e Europa.

O carro que estará disponível em duas versões – Explorer e Explorer Premium – pode ser encomendado a partir do final do presente ano, com preços antecipados abaixo dos 45 mil euros. As pré-reservas encontram-se já abertas nos portais oficiais da Ford de toda a Europa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados