Açoriano Oriental
Sintra
Dança do Dragão animou centro histórico de Sintra
Os sons e as cores do Oriente animaram, esta sexta-feira, o largo do Palácio Nacional de Sintra com a tradicional Dança do Dragão, que assinalou a inauguração de uma exposição na Vila Alda sobre Macau.
Dança do Dragão animou centro histórico de Sintra

Autor: Lusa/AO Online
 Uma centena de pessoas assistiu à tradicional Dança do Dragão, de origem chinesa, interpretada durante mais de trinta minutos por 18 atletas da escola de artes marciais chinesas She-Si.

Segundo o mestre Paulo Araújo, esta cerimónia representa “as boas vindas e é um sinal de prosperidade”, para a exposição que foi inaugurada em Sintra sobre Património Cultural de Macau, com os apoios do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau e da autarquia de Sintra.

“É uma cerimonia de boas vindas e de boa sorte e prosperidade, simbolismo que esta exposição quer trazer como Macau Património Mundial. Vamos fazer aquilo que vulgarmente se faz em Macau e no Sul da China que é a cerimónia do Acordar do Dragão e a Dança do Dragão”, adiantou à agência Lusa, o mestre português que viveu largos anos em Macau.

O som dos tambores deu vida ao dragão conduzido por uma dezena de atletas que frequentam esta escola de artes marciais no Porto e que habitualmente participam na apresentação do plantel do Futebol Clube do Porto.

“O dragão é uma omnipresença cósmica, é aquele que transporta a boa energia, que traz a prosperidade e tudo o que é auspicioso. É um símbolo de sorte e prosperidade pois ele traz o vento e traz a chuva”, disse Paulo Araújo.

Segundo o mestre, o facto de o Dragão “trazer com ele o simbolismo da prosperidade” faz com que em todas as cerimónias em que participam seja obrigatória “a Dança do Dragão”.

“O dragão executa várias figuras. Tem a ver com o Feng Chui (Vento e Água)e com o Tau. O simbolismo é de transportar para o espaço determinadas figuras que transportam boa sorte e trazem a prosperidade”, adiantou Paulo Araújo, acrescentando que “é isso que Macau quer trazer para as gentes de Sintra”.

Esta cerimónia precedeu a inauguração de uma exposição na Vila Alda sobre Macau, actividades que a Câmara de Sintra organizou no âmbito dos Jogos da Lusofonia que vão decorrer de 10 a 23 de Julho.

Além da exposição, irá decorrer a Semana Gastronómica de Macau, em colaboração com o Tivoli de Sintra, que decorre de 16 a 23 de Julho.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.