Açoriano Oriental
Autárquicas
Chega quer reforço da escolaridade na Ribeira Grande

O candidato do Chega à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Fernando Mota, defendeu a necessidade do Poder Local estabelecer parcerias com o objetivo de reforçar a escolaridade de muitos habitantes do concelho que, “apesar de possuírem diplomas do 6.º ou 7.º ano de escolaridade, nem o nome sabem escrever”.

Chega quer reforço da escolaridade na Ribeira Grande

Autor: Rui Jorge Cabral

Citado em nota de imprensa quando falava durante uma ação de campanha no porto de Rabo de Peixe, Fernando Mota afirmou que esta é uma “triste realidade com que nos deparamos e que acaba por dificultar, a muitos níveis, a vida destas pessoas”.

O candidato do Chega à Câmara Municipal da Ribeira Grande deu como exemplo casos em que, por falta de escolaridade, muitas destas pessoas nem a carta de condução conseguem obter ou, no caso dos pescadores, o diploma de arrais de pesca ou até mesmo a própria cédula marítima.

Por isso, Fernando Mota considera que estas situações necessitam da intervenção da sociedade e dos governantes que devem estudar uma forma de cativar e motivar estas pessoas para a formação.

O tema da educação e da formação foi também debatido pelo candidato do Chega à Câmara da Ribeira Grande durante uma reunião com o conselho executivo da Escola Básica Luísa Constantina, em Rabo de Peixe.

Na ocasião, Fernando Mota salientou que este não pode ser um trabalho só dos estabelecimentos de ensino, mas de toda a comunidade, do Poder Local e do Poder Regional. 

O candidato do Chega à Câmara da Ribeira Grande afirmou, por fim, que “precisamos ter uma estratégia conjunta que acabe de uma vez com esta mentalidade de ‘eu não preciso estudar, porque vou ter o Rendimento Social de Inserção’”, embora reconheça que “não será de um dia para o outro que se mudam estas mentalidades”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.