Açoriano Oriental
Câmara da Horta e Cruz Vermelha
Assinado protocolo para serviço de tele-assistência
A Câmara da Horta e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram esta terça-feira um protocolo para a instalação no concelho de um serviço de tele-assistência.

Autor: Lusa / AO Online

O objectivo do projecto é criar uma linha de apoio 24 horas por dia, destinada a idosos, doentes ou pessoas com incapacidade, que queiram manter-se em ambiente familiar, mas que poderão necessitar de assistência.


Luís Névoa, responsável pela Cruz Vermelha Portuguesa, explicou que as situações de dependência decorrentes da idade, de doença prolongada, convalescença, incapacidade, isolamento ou condições económicas desfavorecidas, “constituem uma problemática de extrema relevância na sociedade portuguesa”.


“Importa, por isso, implementar medidas e acções que possibilitem a permanência das pessoas em situação de dependência, no seu domicílio, garantindo a sua qualidade de vida”, sublinhou.


Segundo o responsável, este novo serviço que será criado no concelho da Horta, o primeiro dos Açores a oferecer esta valência, proporciona uma resposta imediata em situações de emergência a todos os que se encontram em situação de vulnerabilidade, durante 24 horas por dia e sete dias por semana.


Para João Fernando Castro, presidente da Câmara da Horta, este novo serviço é “fundamental” para todos aqueles que estão em condições de dependência, em especial os idosos, mas que pretendam manter-se nas suas residências.


“Com este serviço, garantimos a prestação de um serviço humanizado e de segurança, que permite oferecer maior qualidade de vida às pessoas, e ao mesmo tempo, garantir uma proximidade com os familiares”, realçou o autarca.


No âmbito do protocolo, a Câmara da Horta vai financiar a aquisição de, pelos menos, 35 equipamentos no valor de 240 euros cada, incluindo a instalação, podendo os aderentes optar por três regimes diferentes de comparticipação do serviço.


A Cruz Vermelha Portuguesa compromete-se, por outro lado, a disponibilizar um “call center” com “pessoal experiente e especializado” no atendimento e resposta a pessoas em situação de dependência no concelho.


O Serviço de tele-assistência terá um número mínimo de inscrições (35 munícipes carenciados), de acordo com as condições de adesão e os critérios de selecção definidos pela Câmara da Horta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.