
“Afundamento do arrastão Augusto de Castilho”

Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.
Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de
Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.
A conversa deu-se em torno do histórico afundamento do navio Augusto de
Castilho por um submarino alemão. A tertúlia partiu da projeção de um breve
documentário sobre esse acontecimento. Entre muitas outras coisas, ficamos a saber que, originalmente, o Augusto Castilho era um arrastão de pesca, mas durante a I Grande Guerra, foi requisitado pela Marinha Portuguesa para ser usado em missões de patrulha e escolta oceânica. No dia 14 de outubro de 1918, após duas horas de combate, com vítimas fatais no convés, o navio rendeu-se, mas um último tiro do submarino alemão, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.
Foi em torno deste facto histórico que o Dr. Sérgio Rezendes fez uma
interessante palestra, enquadrando, ao mesmo tempo, a importância geoestratégica do Arquipélago dos Açores. A esse propósito, foi, igualmente, projetada uma breve imagem verídica sobre a primeira amaragem de um hidroavião na ilha de São Miguel.
Seguiu-se uma conversa entre o nosso convidado e os docentes de História da ESAQ, Dr. Carlos Vargas Melo e Dr. Francisco Negalha, extensível ao público presente, e com participação dos alunos, através de perguntas.
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


