Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Afundamento do arrastão Augusto de Castilho”


TERTÚLIAS NO LICEU

Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.

Foi com o Dr. Sérgio Rezendes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de
Ponta Delgada, que demos início à rubrica Tertúlias no Liceu, do nosso Projeto Cultural de Escola (PNA). A tertúlia teve lugar no passado dia 24 de março, na Biblioteca Patrimonial da nossa Escola e contou com um largo público de docentes e, sobretudo, dos nossos alunos.

A conversa deu-se em torno do histórico afundamento do navio Augusto de
Castilho por um submarino alemão. A tertúlia partiu da projeção de um breve
documentário sobre esse acontecimento. Entre muitas outras coisas, ficamos a saber que, originalmente, o Augusto Castilho era um arrastão de pesca, mas durante a I Grande Guerra, foi requisitado pela Marinha Portuguesa para ser usado em missões de patrulha e escolta oceânica. No dia 14 de outubro de 1918, após duas horas de combate, com vítimas fatais no convés, o navio rendeu-se, mas um último tiro do submarino alemão, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.
Foi em torno deste facto histórico que o Dr. Sérgio Rezendes fez uma
interessante palestra, enquadrando, ao mesmo tempo, a importância geoestratégica do Arquipélago dos Açores. A esse propósito, foi, igualmente, projetada uma breve imagem verídica sobre a primeira amaragem de um hidroavião na ilha de São Miguel.
Seguiu-se uma conversa entre o nosso convidado e os docentes de História da ESAQ, Dr. Carlos Vargas Melo e Dr. Francisco Negalha, extensível ao público presente, e com participação dos alunos, através de perguntas.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
O Orçamento dos Açores para 2024 vai voltar a contemplar um aumento de 5% da remuneração complementar e um alargamento dos escalões daquele subsídio, que permitirá abranger mais 1.500 funcionários públicos, anunciou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).
 
Lactogal notifica Concorrência da compra do Grupo Santiago
A Lactogal, que opera no setor do leite e derivados, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do controlo exclusivo do Grupo Santiago
 
Câmara da Praia da Vitória inicia integração de funcionários da Cooperativa Cultural
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, aprovou a abertura dos concursos para integração nos seus quadros dos 118 funcionários da Cooperativa Praia Cultural.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados