Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ESAQ RECEBEU ALUNOS DO LICEO CLASSICO E MUZIALE BARTOLOMEO ZUCCHI DE MONZA, ITÁLIA



Vinte alunos e dois professores do Liceo Classico e Muzicale Bartolomeo Zucchi de Monza foram recebidos pela Equipa Erasmus+ da ESAQ em Ponta Delgada para um programa de intercâmbio. Estes discentes foram acolhidos pelas famílias dos vinte alunos da ESAQ que se deslocarão a Monza e Milão, no próximo mês de Março de 2024. Foi uma semana intensa de atividades culturais e científicas que envolveu alunos micaelenses e italianos, professores e famílias.

12 a 18 de novembro em intercâmbio ERAMUS +

    Vinte alunos e dois professores do Liceo Classico e Muzicale Bartolomeo Zucchi de Monza foram recebidos pela Equipa Erasmus+ da ESAQ em Ponta Delgada para um programa de intercâmbio. Estes alunos foram acolhidos pelas famílias dos vinte alunos da ESAQ que se deslocarão a Monza e Milão no próximo mês de Março de 2024. Foi uma semana intensa de atividades culturais e científicas que envolveu alunos micaelenses e italianos, professores e famílias. 

    De segunda a sexta, os alunos italianos e portugueses visitaram locais emblemáticos da ilha de São Miguel, cumprindo um exigente programa de aprendizagens organizado pelos professores da equipa Eramus+ da ESAQ, que acompanharam os visitantes em todas as atividades.

    Nas visitas aos centros de interpretação Ambiental das Sete Cidades e das Furnas, os alunos registaram, em formulários especialmente preparados pela equipa, as aprendizagens realizadas no âmbito do tema do seu projeto. O espirito de grupo foi sendo consolidado entre alunos de cá e de lá enquanto trilhavam a cumeeira das Sete Cidades, enquanto observavam as fumarolas nas Furnas, enquanto partilhavam almoços ao ar-livre, enquanto molhavam as pernas na poça da Dona Silvina. 

    As visitas culturais preencheram o resto dos dias da estadia destes alunos, levando-os a observar locais de interesse histórico como o Palácio de Santana, o Museu Carlos Machado (núcleo de Arte Sacra e núcleo de Santo André), o Santuário da Esperança, o Museu Militar, a Gruta do Carvão. Em cada um destes locais houve o cuidado de preparar uma visita de estudo para que o objetivo didático desta visita fosse concretizado.

    O palácio de Fonte Bela foi também objeto de visita orientada, preparada por alguns dos alunos do programa Erasmus+ que, além disso, também prepararam para os seus colegas italianos uma tertúlia sobre os sistemas de ensino dos dois países. 

    A Equipa Erasmus+ não pode deixar de agradecer a todos os Museus, Centros de Interpretação e outras Instituições que nos receberam e guiaram pela sua amável contribuição, enriquecendo esta visita de forma inquestionável.  

    A equipa Eramus+ da ESAQ agradece também a todos os pais que acolheram os alunos italianos em suas casas, pela simpatia, generosidade e incansável disponibilidade. Sem a sua colaboração este projeto não teria sido possível.

    Estes dias foram preenchidos por momentos de partilha de experiências inesquecíveis entre os alunos micaelenses e os seus colegas italianos, entre as famílias e os alunos e entre estes e os professores, constituindo um excelente retrato do que é possível realizar dentro de um projeto Erasmus+.

    Foi uma semana especial para todos. 

    Em março será tempo de os alunos da ESAQ voarem para Milão para a sua aventura em Itália.

    Até breve.

    Carla Cordeiro, Isabel Novais e Nuno Fonseca, Equipa ERASMUS+ da ESAQ.

AO Escolas

ALA
As inscrições estão abertas para novos sócios no site próprio para o efeito (8https://ala.esaq.pt/quem-somos/?v=35357b9c8fe4). O projeto, sem fins lucrativos, visa dinamizar o quiosque e o Largo Mártires de Pátria.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Eleição da Associação de Estudantes da ESLagoa
No passado dia 12 de Janeiro, tomou posse a nova Associação de Estudantes da Escola Secundária de Lagoa.
 
Escola Secundária da Lagoa
eTwinning na Escola Secundária de Lagoa
Há já pelo menos 4 anos que a escola de Lagoa faz parte da comunidade eTwinning. Esta plataforma é uma ação do Programa Erasmus + da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, desenvolvendo projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Montenegro responsabiliza Pedro Nuno por indemnização de 16 milhões de euros aos CTT
O presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou hoje o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, de "ter depauperado o interesse público" como ministro e responsabilizou-o por uma indemnização de 16 milhões de euros do Estado aos CTT.
 
Comigo não estará ninguém "que não se identifique com social-democracia e democracia-cristã" – Montenegro
O presidente do PSD assegurou hoje que não se aliará a ninguém "que não se identifique com os princípios e os valores da social-democracia e da democracia-cristã", condenando o PS por admitir entendimentos com partidos anti-NATO.
 
Vice-presidente do PSD chama cata-vento a Pedro Nuno e acusa PS de fazer campanha do medo
O vice-presidente do PSD António Leitão Amaro apelidou hoje o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, de cata-vento e acusou os socialistas de apenas terem como programa político nesta campanha o medo.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados