Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Alunos da ESAQ no Madeira Art Fest 2023


31153 (1)

Um grupo de alunos e professoras da Escola Secundária Antero de Quental deslocou-se a Machico, na Madeira, para participar, a 24 de outubro, no espetáculo musical Reviralho, inserido no Madeira Art Fest 2023.

No evento, os alunos Alex Esteves, André Carvalho, Luís Pires e Martim Costa interpretaram a canção que compuseram, tendo como base o poema tradicional A Revolta da Madeira de 1931, a partir de um desafio lançado pela responsável do projeto Reviralho, Marta Sofia. 

Esta criação musical incluiu um espaço de cumplicidade entre a Viola da Terra e o Braguinha, ambos instrumentos tradicionais dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, respetivamente.

Reviralho é um projeto de inventariação, pesquisa e experimentação artísticas sobre a música e o Cancioneiro Tradicional Madeirense e Açoriano. Pretende, pois, valorizar este património, promovendo o encontro de públicos mais jovens com o Cancioneiro e com a Literatura Popular, usando linguagens musicais contemporâneas.

A colaboração da Escola Secundária Antero de Quental com o Reviralho iniciou-se - no âmbito do Projeto Cultural de Escola/ Plano Nacional das Artes - em outubro de 2022, com o acolhimento, na sua Biblioteca Patrimonial, de um concerto com diversas bandas madeirenses.

 

 

AO Escolas

ALA
As inscrições estão abertas para novos sócios no site próprio para o efeito (8https://ala.esaq.pt/quem-somos/?v=35357b9c8fe4). O projeto, sem fins lucrativos, visa dinamizar o quiosque e o Largo Mártires de Pátria.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Eleição da Associação de Estudantes da ESLagoa
No passado dia 12 de Janeiro, tomou posse a nova Associação de Estudantes da Escola Secundária de Lagoa.
 
Escola Secundária da Lagoa
eTwinning na Escola Secundária de Lagoa
Há já pelo menos 4 anos que a escola de Lagoa faz parte da comunidade eTwinning. Esta plataforma é uma ação do Programa Erasmus + da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, desenvolvendo projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Novo secretário-geral da CGTP apela ao espírito de unidade para ultrapassar desafios
O novo secretário-geral da CGTP defendeu hoje que para ultrapassar os desafios e atingir os objetivos da estrutura sindical em prol dos trabalhadores terá de haver sempre um espírito de unidade.
 
Mortágua critica "rios de dinheiro" que vão dos milionários para Chega e IL
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou hoje que uma dos aspetos da “cavalgada da direita” e da “mutação política” destas eleições são os “rios de dinheiro que correm de cofres milionários” para partidos como Chega e IL.
 
Projeto "Orgulho em ser luso-canadiano" promove ligação às origens
O projeto “Proud to Be Portuguese Canadian” (Orgulho em ser luso-canadiano) vai regressar em 2025 com o objetivo de incentivar os jovens lusodescendentes a “não terem receio das suas origens”, disse à agência Lusa o promotor.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados