Escola

Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Logotipo NOVO

A BEESAQ tem nova imagem

Em setembro de 2022, a equipa de trabalho da biblioteca escolar da Escola Secundária Antero de Quental (BEESAQ) divulgou na escola, e em particular no departamento de Artes Visuais e Informática, um concurso para a criação do seu logotipo, também designado por concurso "Criação de Identidade Visual para a Biblioteca Escolar da ESAQ".


 

Pretendia-se, essencialmente, melhorar a imagem gráfica dos documentos da biblioteca, mas também valorizar a sua imagem e o seu trabalho junto da comunidade escolar e promover uma vez mais a interatividade entre os alunos e este espaço escolar.

Em resposta a este desafio, em janeiro de 2023, a professora Leonor Couto e professor estagiário Valter Cabrito inscreveram no concurso duas turmas do curso de Artes Visuais. Após uma reunião com o Coordenador da biblioteca, para esclarecimento de dúvidas e definição dos critérios de elaboração dos trabalhos concorrentes, os alunos, organizados em grupos de três elementos, começaram a elaborar as suas propostas de logotipo e, dois meses depois, apresentaram trabalho feito. De facto, em março, os docentes Leonor Couto e Valter Jorge e os alunos das turmas concorrentes montaram uma exposição com todos os trabalhos a concurso no hall da Secção.

A fase seguinte era a escolha da proposta de logotipo que seria a imagem oficial da biblioteca. Assim, em abril, reuniu o júri do concurso, formado por dois profissionais ligados à área das Artes Visuais e pelo Coordenador da biblioteca, tendo manifestado a sua preferência por um dos trabalhos concorrentes. Na escolha do logotipo puderam ainda participar todos os alunos da escola, votando através de um formulário Google que esteve disponível na página web da escola durante duas semanas. Da análise global dos resultados da votação dos alunos e da sua conjugação com a votação do júri resultou o seguinte: o primeiro lugar foi atribuído à proposta da equipa constituída pelas alunas Mariana Pereira e Natasha Brasil, o segundo à aluna Sara Forjaz (participação individual), e o terceiro ao trabalho da equipa constituída pelas alunas Maria Inês Sousa e Jéssica Moniz. À equipa vencedora do concurso e às equipas que ficaram em segundo e terceiro lugares foram entregues livros e diários gráficos elaborados por alunos da escola e certificados de prémio e aos restantes concorrentes foram entregues certificados de participação.

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO