Associação MiratecArts lança segunda edição do Prémio Curta Pico

A associação MiratecArts abriu o período de candidaturas à edição do Prémio Curta Pico, para apoiar propostas para a rodagem de uma curta-metragem de ficção na ilha açoriana do Pico, foi divulgado.



O Prémio Curta Pico é um projeto da MiratecArts, com investimento dos três municípios da “ilha montanha”: Madalena, São Roque do Pico e Lajes do Pico.

O anúncio do período de aceitação de propostas de ideias aconteceu no Auditório Municipal das Lajes do Pico, na abertura do Montanha Pico Festival e apresentação do vencedor da primeira edição do prémio "First Date", de Luís Filipe Borges.

Segundo uma nota de imprensa da associação MiratecArts hoje divulgada, o Prémio Curta Pico é um concurso de apoio à produção audiovisual nos Açores dirigido a realizadores, produtores ou produtoras que apresentem uma proposta para a rodagem de uma curta-metragem de ficção, a ser filmada na ilha do Pico.

“O júri terá preferência por projetos cujo enfoque seja a ilha montanha pela sua história, tradições, locais, cenários, a própria montanha como personagem e, ou que inclua talento e a comunidade da ilha, ou dos Açores em geral”, acrescentou.

Ainda de acordo com a nota, numa primeira fase as propostas serão avaliadas por um júri de três elementos pertencentes a cada um dos três municípios da ilha do Pico e os projetos finalistas serão contactados diretamente para que procedam à segunda fase de seleção.

Na segunda fase, as propostas “terão de completar o processo, que incluirá a pré-produção do projeto, como a nomeação dos elementos da equipa de produção, orçamento projetado e guião”.

Os projetos finalistas serão avaliados por um júri de profissionais do setor e apenas uma proposta será escolhida como vencedora, adianta.

O anúncio da ideia para a curta-metragem vencedora será apresentado pela MiratecArts em janeiro de 2027, ano em que a mesma será produzida e finalizada, e o filme será exibido, em antestreia, no Montanha Pico Festival 2028.

"Este é o plano para a segunda edição do Prémio Curta Pico”, referiu o presidente da associação MiratecArts, Terry Costa, citado no comunicado de imprensa.

A associação também adianta que o vencedor da primeira edição do Prémio Curta Pico, "First Date" de Luís Filipe Borges, “já foi apresentado em 50 festivais de 16 países, e recebeu 21 prémios, continuando a sua distribuição, agora no segundo ano”.

A 12.ª edição do Montanha Pico Festival, que começou na quinta-feira, continua até ao dia 29 de janeiro, às terças-feiras, no Auditório do Museu dos Baleeiros (Lajes do Pico), às quintas-feiras, no Auditório Municipal das Lajes do Pico, e no fim de semana de 23 a 25 de janeiro no Auditório da Madalena.

A edição deste ano do evento apresenta 35 curtas e longas-metragens nacionais e estrangeiras, de vários géneros cinematográficos, em 10 sessões, divididas por três salas.

PUB