Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
A alegada protecção de Portugal ao antigo vice-presidente do Congo, a marcha dos pescadores sobre Lisboa e o uso da Internet pelas mulheres para roubar homens são hoje temas em destaque na imprensa matutina.

Autor: Lusa/AO
 "Portugal protegeu acusado de Haia durante um ano" escreve em manchete o Diário de Notícias (DN), explicando que o Tribunal de Haia pediu ao Governo português informações sobre o ex-vice-presidente da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba, que foi detido sábado em Bruxelas.

    De acordo com o jornal, o Governo tinha aceitado em 2007 o pedido de Bemba para residir em Portugal, dado que tinha um visto Schengen, colocando como condição que não tivesse actividade política.

    O jornal acrescenta que Jean-Pierre Bemba vivia no Algarve e que uma parte da sua segurança pessoal era feita por elementos do Corpo de Intervenção da PSP.

    Oficialmente, o Estado português afirma que não prestava segurança pessoal a Bemba, acrescenta o DN, citando fonte do Ministério dos Negócios estrangeiros (MNE).

    O DN destaca também na edição de hoje a 20ª vitória da triatleta Vanessa Fernandes, a ideia do ainda líder do PSD Luís Filipe Menezes de refiliar cerca de 250 mil militantes e as queixas dos jovens africanos que se afirmam alvo de racismo quando procuram emprego.

    O Correio da Manhã (CM) escreve que na primeira semana de Junho "pescadores vão marchar sobre Lisboa", acrescentando que a crise dos combustíveis agrava os protestos nos portos de pesca do país, onde começa uma paralisação na sexta-feira.

    O incêndio que deflagrou domingo no tecto de um centro comercial em Alfragide, as avaliações das casas que baixam enquanto o imposto sobre o património sobe e a "expulsão" dos pais da bênção das pastas em Coimbra são outros assuntos hoje na capa do CM.

    O Jornal de Notícias (JN) dá conta de que as mulheres usam a Internet para drogar e roubar os homens.

    Segundo o jornal, os internautas são atraídos por alegadas relações amorosas nos canais de conversação e revela casos ocorridos na Margem Sul do Tejo, este mês, mas as autoridades admitem que mais situações possam estar a ocorrer em outros pontos do país e que haja mais vítimas, que só não apresentam queixa por vergonha.

    "Agricultores voltam a pegar na charrua", "Primeira casa-abrigo para mulheres traficadas vai abrir no Norte" e " Mil vítimas da guerra de Angola tratadas por portugueses" são outros títulos do JN.

    "Manuscritos de Fernando Pessoa em risco de ir para o estrangeiro" titula o Público, acrescentando que familiares vão leiloar parte do espolio do poeta em Outubro e que o dossier Pessoa-Crowley pode ser vendido para fora do país.

    O Público chama ainda à primeira página a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes para o filme "Entre les Murs", que aborda as lutas dentro das salas de aula, e a lei que isenta as grandes fortunas, que está a dividir as Finanças.

    O 24horas escreve na manchete que desaparecem duas crianças por dia em Portugal e conta a história de algumas destas crianças.

    O jornal refere ainda na primeira página que o "craque" do Manchester United e da Selecção Nacional Cristiano Ronaldo passou a folga de domingo em Lisboa a comer "petiscos da mamã" e que o inspector da Polícia Judiciária que combate o doping guiou Salgueiro Maia no 25 de Abril.

    O Diário Económico (DE) revela que "Portugal já vende mais para Angola do que para os EUA", acrescentando que aquele país lusófono já é o primeiro mercado Fora da Europa para as exportações de mercadorias e serviços.

    "Lucros das empresas descem 21% com a crise" e "EDP Renováveis terá mais de 30 mil accionistas" são outros títulos do DE.

    O Jornal de Negócios (JdN) refere que a Renault prepara investimento em Portugal, estando em negociações novos projectos para o nosso país, incluindo na fábrica de Cacia, Aveiro.

    O jornal publica ainda uma entrevista com o novo administrador da Mota-Engil, Jorge Coelho, que afirma: "Não gosto de perder, nem a feijões".

    Hoje é o primeiro dia de Jorge Coelho à frente da Mota-Engil.

    O jornal desportivo A Bola destaca hoje a possível ida de José Mourinho para o Inter de Milão enquanto O Jogo puxa para capa uma entrevista exclusiva com o treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, e o Record entrevistas com o presidente do Sporting, Soares Franco, e o novo treinador do Benfica, Quique Flores.

    "Mourinho leva Deco e Lampard" para o Inter de Milão, escreve A Bola, acrescentando que o treinador português "vai ganhar 9 milhões de euros por ano".

    O Record puxa frases de Soares Franco - "Quero ser campeão na próxima época" - e de Quique Flores - "Estou pronto para fazer grande equipa".

    Quanto a O Jogo realça uma declaração de Jesualdo Ferreira - "Menos 6 pontos? Ponham um asterisco!" e diz que o treinador portista "quer juntar Taça ao tetra para calar os seus críticos".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.