Açoriano Oriental
Mercado norte-americano
Preço do barril de petróleo atinge os 100 dólares
O preço do barril de crude atingiu os 100 dólares no mercado electrónico de Nova Iorque (Nymex), uma subida de 4,19 por cento face ao preço de fecho da última sessão, segundo dados da agência Bloomberg.

Autor: Lusa/AO online
     A justificar esta forte valorização está a expectativa de que as reservas de petróleo nos Estados Unidos caíram na semana passada para o mínimo em três anos, assim como a violência na Nigéria, que já resultou em quebras na produção de petróleo.

    Em 2007, o preço do barril de crude aumentou 57 por cento em Nova Iorque, mas sem nunca chegar aos 100 dólares, ficando a apenas 71 cêntimos deste limite.

    Esta evolução contraria as previsões dos analistas, que acreditavam que a tendência de subida não se manteria em 2008 e que o "ouro negro" não chegaria a quebrar a barreira dos três dígitos, com a maioria das casas de investimento a nível mundial e dos analistas a preverem que o barril oscile entre 67 e 80 dólares.

    Apenas a Goldman Sachs prevê que o preço atinja os 105 dólares no final deste ano, enquanto a PVM Oil Associates, a maior empresa de corretagem de petróleo a nível mundial, diz que, entre os 50 e os 130 dólares o barril, "tudo pode acontecer".

    O preço do petróleo mais do que triplicou em quatro anos passando dos 30 dólares em 2003, para os 50 dólares em 2004, os 70 dólares em 2005, e tendo estado este ano muito próximo dos 100 dólares o barril.

   


   
    
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.