Açoriano Oriental
Gary Hunt defende título no Red Bull Cliff Diving
O jovem britânico de 28 anos começa em La Rochelle a defesa do seu quarto título mundial. Circuito de 2013 regressa aos Açores e conta várias estreias absolutas
Carregando o video...

Autor: Arthur Melo

Oito etapas - com passagem pelo ilhéu de Vila Franca do Campo - compõem o calendário do Red Bull Cliff Diving World Series, competição na qual o britânico Gary Hunt fará a defesa do título alcançado em 2012.

Entre regressos e estreias absolutas, o calendário deste ano comporta a realização de mais uma etapa em relação ao ano anterior, o que vem aumentar, ainda mais, a grande emotividade em redor de um desporto com tanto de radical como de espetacular.

Oficialmente, o World Series 2013 iniciou-se na Austrália, em fevereiro, com a ronda de qualificação que apurou os cinco atletas que completam o lote de dez que vão disputar o título mundial.

O mexicano Jonathan Paredes, o checo Michal Navratil, o britânico Blake Aldridge, o ucraniano Anatoliy Shabotenko e o também britânico Matt Cowen garantiram o direito de tomar parte nos oito eventos da temporada, juntamente com o britânico Gary Hunt (campeão mundial em título, e quatro vezes campeão do mundo), o colombiano Orlando Duque (figura lendária do Cliff Diving, com nove títulos mundiais no currículo), o norte-americano Steven LoBue, o russo Artem Silchenko (vencedor da etapa do ilhéu de Vila Franca do Campo em julho de 2012) e o também norte-americano David Colturi.

Hunt e Duque concentram sobre si os holofotes da modalidade mas também dos fãs que, a cada ano que passa, tem aumentado o número de entusiastas e de adeptos.

O britânico repetiu o êxito conquistado em 2011 mas somente na segunda metade da competição é que Hunt começou a emergir depois de um arranque pouco exuberante.

Ainda assim, as vitórias em Grimstad (Noruega), Boston (Estados Unidos da América) e Wadi Shab (Oman), aliados a dois terceiros lugares (Portugal e País de Gales) permitiram-lhe vencer com 20 pontos de vantagem sobre Orlando Duque, que após um ano de ausência (em 2011 lesionou-se gravemente após um salto de Sky Dive e não completou a época) regressou em grande, vencendo em Bonifácio (Córsega) e sendo segundo em cinco etapas, à exceção de Grimstad, onde o quinto lugar acabou por retirar ao colombiano qualquer tipo de possibilidades de consumar o seu décimo título mundial que vai procurar festejar em 2013.

Este interessante despique entre Hunt e Duque foi - e certamente vai continuar a ser - bastante animado com as presenças no pódio do russo Artem Silchenko, atleta tecnicamente ousado mas bastante sólido, que somou dois triunfos em 2012: Vila Franca do Campo e Inis Mor (Irlanda).

Três estreias absolutas no calendário aumentam o grau de imprevisibilidade desta competição que em junho vai, pelo segundo ano consecutivo, animar o ilhéu de Vila Franca do Campo.

 

AO é Media Partner

O jornal Açoriano Oriental é, pelo segundo ano consecutivo, Media Partner do Red Bull Cliff Diving World Series 2013 e, ao longo do temporada vai realizar a cobertura das oito etapas do circuito.

Os leitores do jornal e da edição eletrónica vão ter acesso a conteúdos exclusivos das várias provas do ano, bem como da etapa que a 29 de junho vai ter lugar no ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel.

A edição impressa do Açoriano Oriental vai dedicar espaços próprios para a cobertura informativa do Red Bull Cliff Diving World Series 2013, ao nível das entrevistas, reportagens e notícias, complementadas por reportagens fotográficas e multimédia (vídeos) na edição eletrónica (www.acorianooriental.pt).

Tal como em 2012, vai ser promovido um passatempo que vai permitir a presença de dois leitores no Workshop de mergulho com os atletas, na etapa que se vai disputar no ilhéu de Vila Franca do Campo.  

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados