Açoriano Oriental
Europeu2008
Espanha volta a bater Portugal na final
A Espanha conquistou hoje o Europeu de hóquei em patins, o seu quinto título consecutivo, ao derrotar na final Portugal por 1-0, em competição que decorreu no Palácio dos Desportos de Oviedo, em Espanha
Espanha volta a bater Portugal na final

Autor: Lusa/AO online

A Espanha sagrou-se hoje campeã europeia de hóquei em patins pela quinta vez consecutiva, ao vencer Portugal por 1-0 na final, num jogo disputado no Palácio dos Desportos da cidade espanhola de Oviedo.
O único golo da partida foi apontado por Marc Gual, aos 15 minutos, a aproveitar bem uma defesa para a frente do guarda-redes João Miguel a um remate de longe, aparecendo a recargar com êxito.
Numa primeira parte com maior domínio espanhol, a equipa portuguesa dispôs de duas ocasiões para marcar, depois de a Espanha, logo aos dois minutos, ter enviado uma bola à barra da baliza de João Miguel, através de um potente remate do avançado espanhol Pedro Gil. 
Aos oito minutos, Reinaldo Ventura ganhou uma bola no início do meio campo espanhol e correu isolado para a baliza, rematando para boa defesa de Sergi Fernandez, que evitou que Portugal se adiantasse no marcador.
A dois minutos do fim do primeiro tempo, Valter Neves ganhou posição no lado direito do ataque, mas rematou sem êxito, perdendo-se assim uma oportunidade para a selecção portuguesa chegar empatada no final dos primeiros 20 minutos.
No segundo período, Portugal apareceu com maior agressividade defensiva, conquistando muitas vezes a bola ao ataque espanhol, embora essa maior posse de bola não se tenha traduzido em grandes situações de golo.
A melhor ocasião para Portugal aconteceu quando faltavam seis minutos para o final do encontro, quando Luís Viana foi derrubado na área espanhola e foi assinalada penalidade para a equipa portuguesa.
Chamado a marcar, Reinaldo Ventura rematou forte, mas Sergi Fernandez defendeu e, na recarga, o jogador português permitiu outra vez uma boa intervenção ao guarda-redes espanhol.
Um minuto depois Luís Viana conseguiu introduzir a bola na baliza espanhola, mas o árbitro anulou o golo, aparentemente por o jogador português ter levantado e rematado a bola a uma altura irregular.
A quatro minutos do final, um ligeiro desentendimento entre Marc Gual e Tiago Rafael levou à amostragem do cartão azul (dois minutos de expulsão) aos dois atletas.

A Espanha continuou na expectativa até ao final do jogo, fazendo circular a bola entre os seus jogadores e arriscando pouco, aparentemente à espera de algum erro defensivo da selecção portuguesa para tentar aumentar a vantagem.
Este é o 13º título europeu da Espanha. Portugal, com 20 títulos, continua a ser o país com mais vitórias na prova.

As equipas alinharam:
- Espanha: Sergi Fernandez, Sergi Panadero, Josep Ordeie, Marc Gual e Pedro Gil, cinco inicial. Restantes jogadores - Marc Torra, Josep Roca, Jordi Bargallo, Lluis Teixido e Guillem Trabal.
- Portugal: João Miguel, Valter Neves, Ricardo Pereira, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros. Restantes jogadores - Tiago Rafael, Pedro Moreira, Ricardo Oliveira "Caio", Luis Viana e Ricardo Silva

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.