Açoriano Oriental
Freguesias
Associação nacional leva ao PR estimativa de poupança de 6,5 ME com extinção de mil juntas
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) apresenta hoje ao Presidente da República, Cavaco Silva, um estudo que aponta para uma poupança anual de 6,5 milhões de euros se forem extintas cerca de mil juntas de freguesia.
Associação nacional leva ao PR estimativa de poupança de 6,5 ME com extinção de mil juntas

Autor: Lusa/AO Online

 

“Na aplicação direta dos números, sem valorizar os prejuízos colaterais que são muito mais do que o valor que apresentamos, estimamos que a poupança será de 6,5 milhões”, disse o presidente da Anafre, Armando Vieira, sublinhando que o estudo se baseia em estimativas e que “o número real só é possível de saber no final de todo o processo”.

Segundo o responsável, o estudo apenas considera as poupanças e não deduz os prejuízos, que serão “brutais”.

“Se fizermos uma avaliação dos aspetos negativos e da incidência da reforma sobre a vida dos cidadãos não há poupança coisa nenhuma. O prejuízo é brutal”, realçou, acrescentando que alguns dos dados do estudo já foram apresentados à ‘troika’.

No encontro, em Belém, a Anafre pretende alerta ainda Cavaco Silva “para as tensões que se adivinham na sociedade portuguesa” com a aplicação da reforma administrativa.

O Governo pretende reduzir mais de mil freguesias, sobretudo em áreas urbanas, e abriu a hipótese de agregação de municípios com o objetivo de promover "a coesão territorial e o desenvolvimento local", com ganhos de escala e de eficiência e alargar "as atribuições e competências das freguesias e dos correspondentes recursos".

Cabe às assembleias municipais de cada concelho escolher quais as freguesias que vão ser agregadas, de acordo com os critérios estabelecidos na lei.

Na quarta-feira tomou posse na Assembleia da República a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa, que tem de se pronunciar até 20 de outubro sobre a conformidade com a lei dos pareceres das assembleias municipais.

O processo de redução de cerca de mil freguesias deverá estar concluído no princípio de dezembro.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.