Açoriano Oriental
Adiado julgamento de deputado do PTP na Madeira por difamação agravada
O julgamento do deputado do PTP na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Coelho, acusado dos crimes de difamação agravada e ofensa a pessoa coletiva, organismo ou serviço, foi adiado por falta de comparência do deputado.
Adiado julgamento de deputado do PTP na Madeira por difamação agravada

Autor: Lusa/AO Online

 

O deputado José Manuel Coelho faltou ao início do julgamento por se encontrar a participar no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira.

O início do julgamento ficou agendado para 25 de junho tendo o juiz do Tribunal Judicial do Funchal referido que é imprescindível a presença do deputado na sessão.

Os factos reportam-se a 16 setembro de 2009, quando José Manuel Coelho era candidato a deputado à Assembleia da República pelo Partido da Nova Democracia.

Segundo o Ministério Público (MP), nesse dia, o arguido dirigiu-se à Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, no Funchal, tutelada por Manuel António Correia, iniciando uma ação de campanha eleitoral na via pública.

Aos transeuntes que passavam no local, José Manuel Coelho afirmou: “Vem imenso dinheiro da União Europeia, no III e IV quadro comunitário de apoio para ajudar projetos agrícolas, só que esse dinheiro foi desviado para fazer estradas agrícolas para mais betão”.

O candidato disse ainda que é “um roubo o desvio de dinheiros europeus que tem sido feito aos agricultores madeirenses”, declarações que foram reproduzidas na imprensa da Madeira.

Para o MP, “o arguido formulou um juízo sobre a conduta de Manuel António Correia, na qualidade de secretário regional”, e “sobre a atuação do organismo que o mesmo dirigia”, sabendo que “as expressões eram idóneas a ofender a honra e consideração devidas” ao governante.

O MP acrescenta que José Manuel Coelho sabia que na ocasião estavam presentes jornalistas que “iriam relatar a ação da campanha eleitoral nos órgãos de comunicação social”, alcançando as suas palavras “um público mais vasto do que as pessoas” que se encontravam no local.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.