Açoriano Oriental
Tecnologia
Yahoo! processa Facebook por alegada usurpação de patentes
O portal "on-line" Yahoo! processou a rede social Facebook, que acusa de usurpar algumas das suas patentes, como a relativa à publicidade, à proteção da vida privada e ao serviço de conversação.

Autor: Lusa/AO online
A acusação foi apresentada num tribunal federal da Califórnia, em San José, de acordo com uma cópia disponibilizada pelo portal especializado All Things Digital, citado pela AFP.

No total, o Yahoo! identifica dez patentes que o Facebook terá alegadamente usado sem autorização.

"Para uma larga maioria da tecnologia em que assenta o Facebook, o Yahoo! chegou primeiro e, por isso, obteve as patentes para proteger estas inovações", afirma a empresa tecnológica Yahoo!, que detém mais de mil patentes.

O portal acrescenta que "todo o modelo de rede social do Facebook, que permite aos cibernautas criar perfis e ligar-se com outras pessoas e empresas, é baseado na tecnologia patenteada como rede social do Yahoo!" e que "antes de adotar a tecnologia do Yahoo! em 2008, o Facebook era considerado como um dos portais 'on-line' menos capazes para [receber] publicidade".

Ainda que os conflitos de propriedade intelectual sejam muito frequentes nos Estados Unidos, a acusação contra o Facebook surge num momento pouco conveniente para a rede social de Mark Zuckerberg, que prepara a entrada da empresa em bolsa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.