Açoriano Oriental
Taxas de juro implícitas no crédito à habitação voltam a baixar em agosto
As taxas de juro implícitas nos contratos de crédito à habitação voltaram a baixar em agosto, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), enquanto a prestação média vencida se manteve pelo terceiro mês consecutivo em 258 euros.
Taxas de juro implícitas no crédito à habitação voltam a baixar em agosto

Autor: Lusa/AO online

A taxa de juro implícita no crédito à habitação – que reflete a relação entre os juros totais vencidos e o capital em dívida - fixou-se em 1,407% em agosto, diminuindo 0,006 pontos percentuais (p.p.) face à taxa de 1,413% de julho.

A diminuição acumulada desde dezembro de 2011, mês da última inflexão da série, foi 1,307 p.p., destaca o INE.

Nos contratos para aquisição de habitação, a taxa de juro fixou-se em 1,422% em agosto, tendo diminuído 0,008 p.p. face à taxa de julho, e para os contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita desceu 0,004 p.p. em comparação com julho, fixando-se em 3,022% em agosto.

Nos contratos relativos a aquisição de habitação, a taxa de juro implícita fixou-se em 2,989% em agosto, contra 2,996% no mês anterior

Pelo terceiro mês consecutivo, a prestação média vencida para a globalidade dos contratos manteve-se em 258 euros em agosto.

O valor médio da prestação, para o conjunto dos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos três meses, fixou-se nos 318 euros, representando um aumento de nove euros em relação ao valor de julho.

O INE destaca ainda o valor médio de 265 euros da prestação vencida nos contratos para aquisição de habitação, menos um euro que o valor de julho, e lembra que, nos contratos celebrados nos últimos três meses, a prestação média vencida foi superior em 10 euros à registada em julho, fixando-se em 329 euros em agosto.

Em agosto, o valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação e para os contratos com destino de financiamento aquisição de habitação, foi 58.212 euros e 61.170 euros, respetivamente (58.291 euros e 61.254 euros, em julho, pela mesma ordem).

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio do capital em dívida com destino de financiamento aquisição de habitação foi 79.544 euros (78.263 euros em julho).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados