Autor: Lusa/AO online
A 10 de Julho, fonte comunitária já havia adiantado à Agência Lusa que a proibição imposta à TAAG iria continuar pelo menos por mais três meses, já que a análise do caso da transportadora aérea de Angola não constava sequer da ordem de trabalhos da reunião do Comité de Segurança Aérea da UE realizada há duas semanas.
A mesma fonte explicou que os problemas detectados na TAAG ainda não foram corrigidos, pelo que a proibição de voar para a Europa se mantinha até nova análise do caso.
Relativamente à anterior "lista negra", de Abril passado, apenas uma companhia foi retirada da lista, a transportadora iraniana Mahan Airlines, tendo Bruxelas explicado que tal se deveu aos "esforços significativos e progressos realizados por esta transportadora" e verificados durante uma inspecção local realizada no Irão.
Há sensivelmente um ano, a 04 de Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo, uma semana antes, ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.
O processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, tendo sido a França a detectar "sérias deficiências" ao nível de segurança na frota da transportadora angolana.
A "lista negra" da Comissão Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados-membros, que comunicam a Bruxelas quais as companhias com eventuais problemas, e é actualizada trimestralmente, pelo que a próxima revisão terá lugar em Outubro.
A mesma fonte explicou que os problemas detectados na TAAG ainda não foram corrigidos, pelo que a proibição de voar para a Europa se mantinha até nova análise do caso.
Relativamente à anterior "lista negra", de Abril passado, apenas uma companhia foi retirada da lista, a transportadora iraniana Mahan Airlines, tendo Bruxelas explicado que tal se deveu aos "esforços significativos e progressos realizados por esta transportadora" e verificados durante uma inspecção local realizada no Irão.
Há sensivelmente um ano, a 04 de Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo, uma semana antes, ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.
O processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, tendo sido a França a detectar "sérias deficiências" ao nível de segurança na frota da transportadora angolana.
A "lista negra" da Comissão Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados-membros, que comunicam a Bruxelas quais as companhias com eventuais problemas, e é actualizada trimestralmente, pelo que a próxima revisão terá lugar em Outubro.