Açoriano Oriental
Lavoura
Seis ilhas oficialmente sem casos de brucelose bovina
A União Europeia atribuiu, por unanimidade, o estatuto de “Ilhas com Efectivo Bovino Oficialmente Indemne de Brucelose Bovina” às ilhas do Faial e Santa Maria, passando assim a Região Autónoma dos Açores a contar com seis ilhas oficialmente indemnes de Brucelose Bovina, contando com Graciosa, Pico, Flores e Corvo.
Seis ilhas oficialmente sem casos de brucelose bovina

Autor: Teresa Franco
De acordo com o Gabinete de Apoio à Comunicação Social de Executivo, o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores e pelos produtores regionais, no cumprimento do Plano de Erradicação da Brucelose Bovina, fazem com que os resultados obtidos nos Açores sejam considerados por todos os interessados como um exemplo na erradicação desta doença.


Os Açores são uma Região essencialmente exportadora de bovinos vivos e produtos provenientes da exploração dos mesmos. Os benefícios do estatuto de ilha indemne abrangem as áreas sócio-económica e de saúde pública veterinária, uma vez que a Brucelose Bovina é uma zoonose que provoca sérias restrições no trânsito de animais vivos e seus produtos dentro do Espaço Comunitário. A certificação sanitária concedida pela União Europeia é o reconhecimento público da excelência do estatuto sanitário dos Açores.


No final do primeiro semestre deste ano, a taxa de incidência da brucelose bovina nos Açores situava-se nos dois por cento, o que significa uma diminuição de um por cento relativamente aos resultados apurados no primeiro trimestre de 2009, representando a taxa mais baixa de sempre na Região.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.