Sarkozy quer "discussão internacional" para estabilizar o preço do petróleo

Sarkozy quer "discussão internacional" para estabilizar o preço do petróleo

 

Lusa/AO Online   Economia   23 de Dez de 2008, 10:29

O primeiro-ministro francês, François Fillon, propôs hoje "uma discussão internacional" com o objectivo de estabilizar os preços da energia, juntando-se a um recente apelo neste sentido do britânico Gordon Brown.
    "Pensamos juntos que temos de organizar uma discussão internacional sobre uma estabilidade dos preços da energia", lançou num encontro com a imprensa no Cairo com o seu homólogo egípcio Ahmed Nazif.

    Segundo Fillon, "uma verdadeira discussão, com níveis de preços que sejam aceitáveis por todos e uma verdadeira previsibilidade da evolução destes preços permitiriam estabilizar a situação económica internacional".

    Após as fortes subidas e "respectivas consequências para a economia mundial", disse, a baixa actual "tem consequências sobre o próprio funcionamento dos países produtores".

    O primeiro-ministro britânico Gordon Brown tinha apelado a 19 de Dezembro para uma maior estabilidade dos preços do petróleo.

    "Uma tal volatilidade não é do interesse de ninguém. Flutuações selvagens dos preços de mercado afectam os países do mundo inteiro, e prejudicam do mesmo modo produtores e consumidores", explicara numa conferência que reuniu em Londres 40 países produtores e consumidores.

    Segundo François Fillon, "trata-se de remunerar a energia a um preço correspondente às necessidades de financiamento dos países produtores. Não se trata de satisfazer-se de quedas de preços como as de hoje, nem de aumentos inverosímeis como os que conhecemos há uns meses".

    O barril de crude atingiu em Julho os 147,50 dólares, ronda actualmente os 40 dólares.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.