Açoriano Oriental
Ribeira Grande vai ter Centro Local de Aprendizagem
A Universidade Aberta assina esta quinta-feira protocolos com nove câmaras municipais de todo o País, tendo por objectivo a criação de Centros Locais de Aprendizagem à distância que vão começar a funcionar já no próximo ano lectivo.
Ribeira Grande vai ter Centro Local de Aprendizagem

Autor: Lusa / AO Online
    A cerimónia terá lugar na Universidade Aberta, em Lisboa, com a presença de Carlos Reis, reitor deste estabelecimento de ensino, e dos presidentes das autarquias de Abrantes, Coruche, Grândola, Mêda, Peso da Régua, Ponte de Lima, Ribeira Grande (Ilha de São Miguel, Açores), Sabugal e Silves, concelhos que vão dispor das novas estruturas.

    Na sessão participará também o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (Ilha Terceira, Açores), que, em Abril, foi a primeira autarquia a assinar o protocolo para a criação de um Centro.

    Os Centros Locais de Aprendizagem vão permitir "o desenvolvimento de uma rede local de apoio à aprendizagem a distância, vocacionada para os novos ambientes virtuais", afirma Carlos Reis em nota de imprensa, acrescentando que a Universidade Aberta "ambiciona constituir pelo menos um Centro por distrito".

    A rede de Centros, que a Universidade Aberta visa alargar progressivamente a outros concelhos, visa "desenvolver uma adequada inter-relação universidade/sociedade" e "proporcionar um serviço público de ensino superior a sectores da população que de outra forma podiam ficar privados dele, bem como cursos vocacionados para uma aprendizagem ao longo da vida e adaptados às necessidades locais", lê-se no comunicado.

    Segundo a Universidade Aberta, nos Centros Locais de Aprendizagem serão dinamizadas acções educativas de âmbito formal, não-formal e informal, direccionadas para o aumento de competências académicas, profissionais, culturais e cívicas, em diferentes áreas: técnica, artística, cultural, científica e económica.

    Os Centros garantirão ainda, no seu âmbito geográfico, o apoio a todas as formações e estudos que tiverem lugar na Universidade Aberta, estabelecendo um plano de formação (tutorias, encontros, seminários, etc) de acordo com os órgãos académicos.

    Estas novas estruturas poderão também levar a cabo programas especiais para dar cursos de especialização/formação localmente, através de acordos com as instituições locais, como por exemplo: dinamização de programas de ensino aberto e livre/extensão universitária, necessidades de formação específica de certos sectores e educação permanente.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.