Açoriano Oriental
Papa inicia sábado a maior viagem à Austrália
O Papa Bento XVI inicia sábado a maior viagem que já realizou pelo Mundo, uma deslocação à Austrália, onde tem agendado um encontro ecuménico, uma vigília com milhares de jovens e uma missa no Hipódromo de Sidnei.
Papa inicia sábado a maior viagem à Austrália

Autor: Lusa/AO online
Estes são os pontos de maior destaque da nona viagem internacional do Papa, a primeira à Austrália, país que visita a propósito da XXIII Jornada Mundial da Juventude, que prevê reunir na cidade de Sidnei mais de 200 mil jovens, de 77 países.

    Durante a sua viagem à Austrália, que começa sábado mas cujo programa oficial decorre entre 17 e 21 de Julho, Bento XVI fará 12 discursos, incluindo duas homilias.

    O avião que transporta o Papa fará uma escala técnica para reabastecimento no aeroporto de Darwin (Norte do país), para chegar à cidade de Nova Gales do Sul a meio da tarde domingo.

    De acordo com fontes locais, do aeroporto de Richmond, o Papa seguirá para uma casa de repouso que a Opus Dei tem na zona Norte de Sidnei, onde descansará durante três dias, antes de iniciar a sua visita oficial ao país, que decorre entre 17 e 21 de Julho.

    Bento XVI tem 81 anos e esta é a maior viagem que já realizou pelo Mundo. Nos três dias que passará na casa de campo da Opus Dei, Bento XVI aproveitará para descansar, passear, rezar e tocar piano, o seu passatempo favorito.

    Só quinta-feira começará a sua visita oficial à Austrália com uma cerimónia de boas vindas das autoridades australianas na sede do Governo de Sidnei, onde proferirá o primeiro discurso.

    Segue depois para a Capela Mary MacKillop, para um momento de oração, antes de um encontro com o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, na Casa do Almirantado.

    A meio da manhã, visitará a Catedral de Santa Maria, seguindo depois para o Molhe Rosa da Baía de Sidnei, onde será recebido por um grupo de aborígenes com danças e cânticos tradicionais.

    Depois desta cerimónia, Bento XVI embarcará no navio "Sidnei 2000", de 63 metros e três pisos, para sulcar a baía da cidade em direcção ao Cais Barangaroo, onde será acolhido por dezenas de milhares de jovens (mais de cem mil, segundo a organização) a quem dirigirá um discurso.

    Na sexta-feira, o Papa será recebido pela governadora de Nova Gales do Sul, pelo primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Morris Iema, e o presidente do Município de Sidnei, acompanhados pela família.

    Bento XVI presidirá depois a um encontro ecuménico na catedral de Santa Maria e uma reunião com representantes de outras religiões.

    Como fez durante a Jornada da Juventude de Colónia (Alemanha), em 2005, a primeira a que presidiu, e como era hábito do seu antecessor, João Paulo II, almoçará com um pequeno grupo de jovens.

    À tarde volta à Catedral de Santa Maria e na praça defronte fará uma oração que dará início à Via Sacra, a que assistirão dezenas de milhar de jovens.

    Bento XVI assistirá à celebração pela televisão e pronunciará também a oração final da Via Sacra.

    O Pontífice terminará o dia com um encontro com jovens "com problemas de adaptação" na Igreja do Sagrado Coração, da Universidade de Nossa Senhora de Sidnei.

    No sábado, Bento XVI oficiará, logo pela manhã, uma missa com os 65 bispos australianos, com os seminaristas (mais de 300) e os noviços e noviças na Catedral de Santa Maria.

    Ao final da tarde, pelas 19:00, o Papa celebrará, no Hipódromo de Randwick, uma vigília de oração com as dezenas de milhar de jovens, considerado o acto mais importante da visita, conjuntamente com a missa de domingo, da Jornada Mundial da Juventude.

    No dia seguinte (Domingo), Bento XVI sobrevoará o Centennial Park e o Hipódromo de Randwick, onde celebrará depois a missa com que encerrará a Jornada da Juventude.

    O Pontífice chegará ao hipódromo transportado no "papamóvel".

    Na tarde de domingo, Bento XVI terá uma reunião com os organizadores e patrocinadores da Jornada da Juventude, a quem dirigirá um discurso.

    No último dia da visita (21 de Julho), e antes de regressar a Roma, Bento XVI celebrará uma missa e saudará todos os voluntários da XXIII Jornada Mundial da Juventude.

    A meio da manha, o mais alto representante da Igreja deixa a Austrália a caminho de Roma, onde tem chegada prevista para as 23:00 locais, 22:00 de Lisboa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.