Açoriano Oriental
“Na Gran Canária temos muito mais diversão e desenvolvimento”
Maria Jose Suarez veio a São Miguel a título profissional, mas aproveitou a oportunidade para conhecer a ilha do ponto de vista turístico. Natural da Gran Canaria, esta turista diz ter ficado surpreendida com o horário das lojas e com o preço das passagens aéreas para as ilhas
“Na Gran Canária temos muito mais diversão e desenvolvimento”

Autor: Olivéria Santos

Vai ficar por cá durante quatro dias. O que a trouxe a São Miguel?
Eu vim a título profissional. Sou representante da Sata Internacional em Espanha, mas como só trabalho de manhã e não tenho nada que fazer à tarde, resolvi alugar um carro e partir à descoberta da vossa ilha.
O que é que já teve tempo para fazer?
Já fui às Furnas, já conheci a costa e posso dizer que estou a adorar, apesar de vir também de uma ilha vulcânica. Já andei a pé por Ponta Delgada e amanhã à tarde irei até às Sete Cidades. Espero que o tempo melhore, pois não tem estado muito radioso.
Até ao momento está a gostar?
Sim, bastante. A ilha é muito verde e tem flores lindas. Adorei as vossas hortênsias, as vossas paisagens e as vossas montanhas. A paisagem na Gran Canaria é totalmente diferente, temos menos flores e a ilha é muito mais seca, aqui o clima é mais húmido. No entanto, também gosto muito da ilha onde vivo, e de onde sou natural, tem muito mais confusão, barulho e somos mais desenvolvidos em alguns aspectos, principalmente no turístico. Na Gran Canaria estão sempre muitos turistas, chega a ser um exagero. O turismo começou a desenvolver-se no arquipélago das Canárias em 1960. Já lá vão quarenta anos, por isso é compreensível que a ilha esteja mais desenvolvida.
Não estava à espera que São Miguel fosse assim?
Estava à espera que houvesse mais dinamismo em Ponta Delgada. Mas tenho que dizer que considero a vossa ilha um paraíso. Não é nem muito quente, nem muito fria e é muito tranquila, principalmente para quem deseje umas férias mais relaxantes e longe da confusão das grandes cidades.
Houve algum aspecto que tenha captado a sua atenção por algum motivo em particular?
Também há outro aspecto que me chamou a atenção: os açorianos são pessoas muito introvertidas. Quase nunca riem, mesmo nas lojas e nos restaurantes. É difícil ver um sorriso. Nós, o canarinos, somos muito mais extrovertidos. Estamos sempre animados, de dia e de noite, em festa e a sorrir, motivo por que esse aspecto chamou a minha atenção. Vocês são muito tímidos. Também reparei que cá as lojas fecham todas muito cedo e que vocês só têm um único centro comercial. Nas Canárias encerramos às 22h00 e já perdi a conta à quantidade de centros comerciais que temos.

Verde da ilha e flores surpreendem

O verde da ilha de São Miguel chamou a atenção de Maria Jose Suares, que confessa nunca ter visto um “tom de verde tão bonito como o de cá”. Revela esta turista que já viu muitas paisagens e que apesar de vir de uma ilha também vulcânica, “as paisagens de São Miguel são inesquecíveis bem como as vossas flores, principalmente as hortênsias”. Maria Jose Suarez assegura que este será o motivo mais que suficiente que a vai fazer voltar à ilha de São Miguel e de preferência acompanhada de amigos e por muitos mais dias.

Passagens aéreas são dispendiosas

Foi com algum espanto que Maria Jose Suarez disse ter ficado ao saber dos preços praticados pela Sata nas viagens interilhas. Numa comparação, esta turista revela que nas Canárias fica muito barato viajar entre as ilhas do arquipélago espanhol.
Uma queixa que estende também ao arquipélago da Madeira que já visitou. Esta turista deixa ainda uma nota de apreço ao ananás de São Miguel, e ao bacalhau: “o sabor do ananás é muito diferente das frutas ditas normais”, finalizou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.