Autor: Lusa/AO online
“Como mostra a prática, uma série de países europeus é todos os anos atingido por fogos, mas não querem adquirir aviões anfíbios Be-200 para esse fim, porque consideram isso irracional”, declarou Alexei Fiodorov, dirigente da Corporação Aeronáutica Unida, empresa pública russa que monopoliza a construção de aviões.
“Por isso, nós e o Ministério para Situações de Emergência da Rússia estudamos a possibilidade de criar uma esquadrilha europeia de vários aparelhos Beriev 200 para que os países que precisam deles para combater incêndios florestais os utilizem temporariamente”, acrescentou.
O Beriev B-200 é um avião médio-pesado de combate a incêndios, com uma capacidade para o dobro da água que é transportada pelos mais conhecidos aviões de porte médio, do tipo Canadair.
Além do combate a incêndios, o Beriev pode ser utilizado para transporte de cargas e passageiros, patrulhamento de zonas costeiras e operações de salvamento. O aparelho pode levantar voo e aterrar tanto em terra, como na água.
Nos últimos anos, os aviões B-200 têm sido utilizados no combate a incêndios em Portugal, Grécia, Bulgária e Sérvia.
“Por isso, nós e o Ministério para Situações de Emergência da Rússia estudamos a possibilidade de criar uma esquadrilha europeia de vários aparelhos Beriev 200 para que os países que precisam deles para combater incêndios florestais os utilizem temporariamente”, acrescentou.
O Beriev B-200 é um avião médio-pesado de combate a incêndios, com uma capacidade para o dobro da água que é transportada pelos mais conhecidos aviões de porte médio, do tipo Canadair.
Além do combate a incêndios, o Beriev pode ser utilizado para transporte de cargas e passageiros, patrulhamento de zonas costeiras e operações de salvamento. O aparelho pode levantar voo e aterrar tanto em terra, como na água.
Nos últimos anos, os aviões B-200 têm sido utilizados no combate a incêndios em Portugal, Grécia, Bulgária e Sérvia.