Autor: Lusa / AO online
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol, com marcas como a Pizza Hut e o Burger King, avançou que espera que esta tendência se mantenha até final do ano, embora nos últimos meses tenha vindo a acentuar-se "um forte movimento de pressão sobre o preço das principais matérias-primas".
Até Dezembro, a Ibersol pretende abrir mais seis unidades nas auto-estradas, para chegar às 10 unidades de um total previsto de 28, a que se juntam mais 12 lojas, em centros comerciais.
Entre Janeiro e Junho, o volume de negócios consolidado atingiu 93,7 milhões de euros, mais 34,4 por cento que em igual período de 2006.
A maior parte deste valor, 90,2 milhões de euros respeitam às vendas nos vários restaurantes da Ibersol, negócio que apresenta uma subida similar face ao primeiro semestre do ano passado, e destes 65,5 milhões foram em Portugal (mais 13,6 por cento).
No entanto, o grupo explica que "a base de comparação sofreu alterações significativas no segundo semestre do ano passado com as aquisições dos negócios da Burger King, em Espanha e do Catering".
Nos mesmos termos de comparação do primeiro semestre de 2006, o volume de negócios foi de 75,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 8,3 por cento.
Em Junho, a Ibersol tinha 388 lojas, depois de 15 aberturas e de 11 encerramentos desde Janeiro.
Daquelas, em Espanha manteve 113 lojas, com a entrada em funcionamento de quatro novos restaurantes (uma Pizza Móvil própria e três franqueadas) e o encerramento de outros quatro da mesma marca.
Em Portugal, foram disponibilizadas ao público mais três lojas Pan, igual número de Burger King e uma Pizza Hut, marca que registou o encerramento de três lojas, além das duas O´kilo.
A marca mais representativa nas vendas da Ibersol é a Pizza Hut, com 28,7 milhões de euros, tendo crescido 10,1 por cento, e atingindo em Junho as 88 lojas, depois de uma abertura e de três encerramentos nos primeiros seis meses do ano.
"A Pizza Hut confirmou a tendência de crescimento evidenciada no segundo semestre de 2006, com um reforço do investimento em marketing através de companhas mais agressivas", enquanto a Burger King manteve o reforço da sua quota de mercado e a Pans teve "uma excelente recuperação de quotas" no ano passado, mas desacelerou o crescimento, embora tenha subido sete por cento as vendas.
A competitividade no seu segmento tem "prejudicado a recuperação de vendas da KFC e a manutenção da estratégia de preços e de qualidade do O´Kilo, embora a primeira tenha começado a apresentar sinais muito positivos de crescimento", explica a Ibersol.
No entanto, no primeiro semestre, as vendas da KFC desceram 1,3 por cento, para 3,6 milhões de euros.
A Pans/Bocatta registou vendas de 9,7 milhões de euros, mais 6,7 por cento, e a Burger King (Portugal) apresentou um acréscimo mais acentuado, de 21,4 por cento, para 5,3 milhões de euros.
O Pasta Caffé em Portugal teve um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros, mais 3,5 por cento que no primeiro semestre de 2006, e o O´Kilo cerca de três milhões de euros, uma quebra de 17,2 por cento.
Em Espanha, sem o Burger King, as vendas foram de 10,6 milhões de euros, o que representa uma subida de 12,6 por cento, enquanto o Burger King Espanha representava vendas de 14 milhões de euros.
No primeiro semestre, a margem bruta da Ibersol manteve-se em 78 por cento do volume de negócios, atingindo 73 milhões de euros.
A dívida líquida remunerada diminuiu para cerca de 71 milhões de euros, cerca de sete milhões inferior ao valor registado no mesmo período de 2006.
Cerca das 10:20, no mercado de Lisboa, as acções da Ibersol SGPS estava a perder 0,45 por cento, para 10,95 euros.
Até Dezembro, a Ibersol pretende abrir mais seis unidades nas auto-estradas, para chegar às 10 unidades de um total previsto de 28, a que se juntam mais 12 lojas, em centros comerciais.
Entre Janeiro e Junho, o volume de negócios consolidado atingiu 93,7 milhões de euros, mais 34,4 por cento que em igual período de 2006.
A maior parte deste valor, 90,2 milhões de euros respeitam às vendas nos vários restaurantes da Ibersol, negócio que apresenta uma subida similar face ao primeiro semestre do ano passado, e destes 65,5 milhões foram em Portugal (mais 13,6 por cento).
No entanto, o grupo explica que "a base de comparação sofreu alterações significativas no segundo semestre do ano passado com as aquisições dos negócios da Burger King, em Espanha e do Catering".
Nos mesmos termos de comparação do primeiro semestre de 2006, o volume de negócios foi de 75,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 8,3 por cento.
Em Junho, a Ibersol tinha 388 lojas, depois de 15 aberturas e de 11 encerramentos desde Janeiro.
Daquelas, em Espanha manteve 113 lojas, com a entrada em funcionamento de quatro novos restaurantes (uma Pizza Móvil própria e três franqueadas) e o encerramento de outros quatro da mesma marca.
Em Portugal, foram disponibilizadas ao público mais três lojas Pan, igual número de Burger King e uma Pizza Hut, marca que registou o encerramento de três lojas, além das duas O´kilo.
A marca mais representativa nas vendas da Ibersol é a Pizza Hut, com 28,7 milhões de euros, tendo crescido 10,1 por cento, e atingindo em Junho as 88 lojas, depois de uma abertura e de três encerramentos nos primeiros seis meses do ano.
"A Pizza Hut confirmou a tendência de crescimento evidenciada no segundo semestre de 2006, com um reforço do investimento em marketing através de companhas mais agressivas", enquanto a Burger King manteve o reforço da sua quota de mercado e a Pans teve "uma excelente recuperação de quotas" no ano passado, mas desacelerou o crescimento, embora tenha subido sete por cento as vendas.
A competitividade no seu segmento tem "prejudicado a recuperação de vendas da KFC e a manutenção da estratégia de preços e de qualidade do O´Kilo, embora a primeira tenha começado a apresentar sinais muito positivos de crescimento", explica a Ibersol.
No entanto, no primeiro semestre, as vendas da KFC desceram 1,3 por cento, para 3,6 milhões de euros.
A Pans/Bocatta registou vendas de 9,7 milhões de euros, mais 6,7 por cento, e a Burger King (Portugal) apresentou um acréscimo mais acentuado, de 21,4 por cento, para 5,3 milhões de euros.
O Pasta Caffé em Portugal teve um volume de negócios de cerca de quatro milhões de euros, mais 3,5 por cento que no primeiro semestre de 2006, e o O´Kilo cerca de três milhões de euros, uma quebra de 17,2 por cento.
Em Espanha, sem o Burger King, as vendas foram de 10,6 milhões de euros, o que representa uma subida de 12,6 por cento, enquanto o Burger King Espanha representava vendas de 14 milhões de euros.
No primeiro semestre, a margem bruta da Ibersol manteve-se em 78 por cento do volume de negócios, atingindo 73 milhões de euros.
A dívida líquida remunerada diminuiu para cerca de 71 milhões de euros, cerca de sete milhões inferior ao valor registado no mesmo período de 2006.
Cerca das 10:20, no mercado de Lisboa, as acções da Ibersol SGPS estava a perder 0,45 por cento, para 10,95 euros.