Açoriano Oriental
1ª Divisão Juniores
Henrique Melo Sagra-se campeão Nacional de Juniores
O jogador mariense que veste a camisola dos juniores de andebol do Belenenses é campeão nacional do referido escalão. No último jogo da Fase Final a formação de Belém empatou com o ABC mas valeu o goal average
Henrique Melo Sagra-se campeão Nacional de Juniores

Autor: Susete Rodrigues

O atleta mariense Henrique Melo, a envergar a camisola do Belenenses, sagrou-se campeão nacional de juniores da 1ª Divisão.
Henrique Melo, que sempre mereceu ao longo da época a confiança da equipa técnica liderada por Nuno Soares, voltou a ser uma das pedras basilares do conjunto azul e branco nas três partidas realizadas, referentes à Fase Final da competição.
Nesta fase final, a formação de juniores do Belenenses teve pela frente três adversários difíceis, nomeadamente São Bernardo (campeão na época de 2007/08), Sporting e ABC de Braga.
A formação dos atletas de Santa Maria - que se encontra no continente a concluir o segundo ano em Educação Física na Universidade Lusófona em Lisboa - bateu os três adversários.
Frente ao ABC de Braga empataram a 26 golos (jogo da final); venceram o Sporting por 36-23 e venceram os então campeões, São Bernardo, por 35-28.
Henrique Melo apontou 13 golos (três ao São Bernardo, seis ao Sporting e quatro ao ABC) totalizando 75 golos marcados nesta época desportiva de 2008/09.
A título de curiosidade e na temporada de 2007/2008, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, foram 95 as vezes que o Henrique Melo obrigou os guardiões adversários a irem buscar a bola ao fundo das redes. Ainda no que se refere à época que agora findou, no capítulo disciplinar e de uma forma geral o jovem açoriano foi também um exemplo dentro de campo. Viu as equipas de arbitragem darem-lhe algumas advertências (cartão amarelo), mas exclusões (2 minutos) foram uma raridade. Quanto a desqualificações/expulsões, estas passaram-lhe ao lado.

Emoções ao rubro
Saliente-se que no encontro da final o ABC e o Belenenses chegaram à derradeira jornada empatados na classificação geral, mas o Belenenses sabia que um empate lhe era favorável. A equipa de Belém mostrou desde cedo que entrava em campo para ganhar e conseguiu uma confortável vantagem de quatro golos (3-7) a meio do primeiro tempo. A perder por 5-10, o técnico do ABC pediu um desconto de tempo que mostrou efeitos práticos, com a equipa a reduzir para 10-11.
A história da primeira parte repetiu-se a favor da equipa de Braga, que aos 45 minutos já levava dois golos de vantagem (20-18). A partir daí o jogo decorreu sob grande emoção, com empates sucessivos, até que, já nos cinco minutos finais, o ABC conseguiu novas vantagens de dois golos (25-23 e 26-24). No tudo por tudo, o Belenenses reduziu para 26-25 e a 15 segundos do fim a equipa de Belém estabeleceu a igualdade que lhe deu o título nacional.
Foi sem dúvida uma partida emocionante que levou ao rubro centenas de adeptos que encheram as bancadas do Pavilhão Acácio Rosa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.