Açoriano Oriental
Doping
Federação suspende cinco corredores da LA-MSS
A Federação Portuguesa de Ciclismo suspendeu esta sexta-feira preventivamente cinco atletas, o director-desportivo, um massagista, o médico e o presidente e principal patrocinador da LA-MSS, envolvida em investigações sobre doping.
Federação suspende cinco corredores da LA-MSS

Autor: Lusa/AO online
"Vimos comunicar que o Conselho Disciplinar da UVP/FPC (União Velocipédica Portuguesa/Federação Portuguesa de Ciclismo) abriu um processo de inquérito (...), mais se informa que foi aplicada a suspensão preventiva dos inquiridos até à conclusão do inquérito", lê-se em comunicado do organismo que superintende o ciclismo nacional.

    Os nomes implicados no procedimento disciplinar são os dos ciclistas Pedro Cardoso, Afonso Azevedo, Cláudio Faria, Tiago Silva e Rogério Batista, do presidente e principal patrocinador da equipa, Luís Almeida, do director-desporto, Manuel Zeferino, do médico espanhol Marcos Mariño Maynar e do massagista Paulo Silva.

    Há um mês e uma semana, a Polícia Judiciária (PJ) e o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) apreenderam vários materiais suspeitos em instalações do Póvoa Cycling Club, clube que licencia a LA-MSS, e em casa de vários elementos da equipa.

    Quinta-feira, em reunião do Conselho Disciplinar da UVP/FPC, terão sido analisados dados da investigação, nomeadamente um primeiro relatório do CNAD que confirmou a existência de substâncias dopantes entre os materiais apreendidos, levando à instauração do inquérito e à consequente suspensão preventiva dos elementos do conjunto poveiro.

    Entretanto, a 23 de Maio, a Comissão de Estrada da UVP/FPC tinha recomendado aos organizadores de provas que evitassem a participação da LA-MSS nas corridas e a equipa tem estado inactiva até agora.

    A organização do Troféu Joaquim Agostinho, entre 09 e 13 de Julho, tinha voltado atrás no convite realizado e considerou a hipótese de voltar a dialogar com os responsáveis da equipa para a sua inclusão na corrida, mas, hoje mesmo, informou os dirigentes da LA-MSS de que o encontro agendado para sábado não seria oportuno.

    Os corredores da LA-MSS não implicados neste inquérito poderão participar nos Campeonatos Nacionais, este fim-de-semana, em Paredes e Rebordosa, uma vez que se trata de uma competição individual, tal como os membros espanhóis do conjunto, não citados no processo instaurado pela UVP/FPC.

    As investigações estarão enquadradas pelo artigo 5º do Decreto-Lei nº 390/91, que qualifica como crimes "comportamentos que afectem a verdade e a lealdade da competição desportiva", penalizando não só a acção, como também a tentativa de administrar substâncias proibidas aos atletas, com penas de prisão de até dois anos.

    Também se prevêem penalizações desportivas, neste caso também para atletas, que podem variar entre seis meses e três anos de suspensão, e proibição do desempenho de funções por um período de um a cinco anos para técnicos, dirigentes, árbitros, empresários ou pessoas colectivas.

    A lei determina ainda, no artigo 4º alínea b), a "privação do direito a subsídios, subvenções ou incentivos outorgados pelo Estado, Regiões Autónomas, autarquias locais e demais pessoas colectivas por um período de um a cinco anos".

    Entretanto, as buscas, apreensões e consequentes suspeitas de doping sobre a equipa levaram os patrocinadores a anularem os respectivos contratos, logo no dia seguinte à operação da PJ e do CNAD.

    As empresas LA Alumínios e MSS Construtora e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim denunciaram os contratos que as ligavam ao conjunto dirigido por Zeferino, colocando seriamente em risco o orçamento de 850.000 euros para a época de 2008 do conjunto que venceu a última Volta a Portugal, com o espanhol Xavier Tondo.

    A seguradora Liberty Seguros também rescindiu os contratos de seguro dos atletas com a LA-MSS, facto que levou a União Ciclista Internacional (UCI) a suspender as licenças do corredores, impedindo-os de participar em provas, mas, entretanto, um novo acordo com outra seguradora permitiu regularizar a situação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.