Açoriano Oriental
Sociedade
"Facturas amigáveis" sobre gastos com saúde começam a ser emitidas terça-feira
As primeiras "facturas amigáveis", um documento "pedagógico" para informar os utentes sobre os gastos relativos aos serviços prestados na área da saúde, começam a ser emitidas terça-feira, disse à agência Lusa uma fonte do Governo açoriano.

Autor: Lusa/AO online
Segundo a mesma fonte, o primeiro processamento vai ocorrer no Hospital de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, com um acto simbólico onde vai estar presente o secretário regional dos Assuntos Sociais, Domingos Cunha.

    De acordo com a tutela, estas facturas não implicam o pagamento da prestação de cuidados de saúde, procurando sobretudo responsabilizar o utente e o cidadão pela utilização racional dos recursos.

    Em Abril, o secretário açoriano dos Assuntos Sociais avançou que as "facturas amigáveis", no âmbito do processo de informatização global do Serviço Regional de Saúde (SRS), começariam a ser emitidas em unidades de saúde piloto, nomeadamente Centro de Saúde da Ribeira Grande, Hospital de Ponta Delgada (São Miguel) e o de Angra do Heroísmo (ilha Terceira).

    Um processo que será implementado progressivamente nas restantes unidades de saúde do arquipélago até final do ano.

    "Na prática, um utente que se dirija a uma unidade de saúde recebe em casa um documento indicando "quanto custou ao SRS a sua ida ao hospital", explicou na ocasião Domingos Cunha.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.