Ilhas de São Miguel e Terceira

Exercício 'CACHALOTE 19' decorre de 13 a 17 de maio

Exercício 'CACHALOTE 19' decorre de 13 a 17 de maio

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   10 de Mai de 2019, 08:30

A Zona Militar dos Açores (ZMA) organiza, de 13 a 17 de maio, nas ilhas de São Miguel e Terceira, o exercício 'CACHALOTE 19'.

De acordo com comunicado, o cenário para o exercício tem por base a criação fictícia de uma organização terrorista, que tem como principal objetivo a propagação de correntes ideológicas radicais com o objetivo de criar instabilidades socioculturais nas populações.


Será simulado a atuação desta organização nas ilhas de São Miguel e Terceira, obrigando ao emprego das forças da ZMA na defesa das instalações militares e de pontos e áreas sensíveis, nas referidas ilhas.


A Zona Militar dos Açores alerta a população para a possibilidade da ocorrência de disparos com munições de salva, rebentamentos e movimentações de forças, nas áreas onde decorrem os exercícios, nomeadamente nas freguesias limítrofes de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ponta Delgada e Ribeira Grande.


As atividades desenvolvem-se num quadro de referência operacional assente num modelo que procura minimizar ou anular os seus impactos nas dinâmicas e rotinas das pessoas, não constituindo qualquer perigo para a população, diz ainda o comunicado.


O exercício contará com cerca de 500 militares de todas as Unidades da ZMA (Regimento de Guarnição Nº 1, Regimento de Guarnição Nº 2 e Unidade de Apoio do Quartel-General da ZMA).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.