Açoriano Oriental
Media
Chefe redacção processa lider PCP/A e subcomissão Trabalhadores
O chefe de redacção da RTP/Açores, Victor Alves, anunciou hoje que vai processar o líder regional do PCP e a subcomissão de Trabalhadores da estação pública no arquipélago por alegadamente lançarem na opinião pública "falsas suspeitas".
Chefe redacção processa lider PCP/A e subcomissão Trabalhadores

Autor: Lusa/AO Online

Victor Alves adiantou à agência Lusa que vai recorrer ao tribunal para se defender de "falsas suspeitas" relativas a alegadas pressões políticas na informação e alinhamentos noticiosos da RTP/Açores e de um claro "ataque pessoal".

A polémica estalou depois do líder regional do PCP/Açores, Aníbal Pires, ter alertado para o facto da "qualidade da democracia açoriana e dignidade dos profissionais" da televisão pública no arquipélago terem "sofrido graves atentados", acusando o Governo Regional de "tentar alterar alinhamentos e conteúdos noticiosos".

A 19 de Janeiro, o Governo Regional reagiu, classificando as afirmações do dirigente comunista de "desrespeitadoras das instituições, das pessoas e uma falsidade".

Também a subcomissão de Trabalhadores da RTP/Açores se pronunciou, esta semana, sobre "uma série de eventos que abalam a estabilidade e prestígio" da empresa, nomeadamente a "cascata de demissões" entre a equipa directiva, os dados que comprovam a existência de "uma atitude de pressão arrogante e prepotente" do Executivo na estação televisiva e a criação de um Gabinete de Apoio às Operações Regionais (GAOR), em Lisboa.

Em comunicado, os trabalhadores da empresa consideram "urgente" averiguar a alegada ingerência do poder político na informação e alinhamentos noticiosos, frisando que não têm provas concretas de que ela ocorra.

Depois do director da RTP/Açores, Pedro Bicudo, ter assegurado que não há pressão do poder político na empresa, nem há pedidos de demissão de chefias na televisão, hoje o chefe de redacção da estação pública também afirmou que nunca se sentiu pressionado, e como tal exige que quem lançou "falsas suspeitas" para a opinião pública prove o que disse.

"Pretendo iniciar o processo dentro de dois ou três dias em defesa da minha honra e das pessoas que trabalham comigo", justificou Victor Alves, acrescentando que nunca se demitiu do cargo, apenas pediu transferência para a ilha Terceira, a 14 de Dezembro, por "motivos pessoais".

Numa primeira reacção, o líder do PCP/Açores, Aníbal Pires confessou ficar "estupefacto" com a decisão do chefe de redacção da RTP, por entender que "não lhe fez um ataque directo, nem pessoal".

"Estou de consciência tranquila. Fiz o que era meu dever. Todas as tomadas de posição de outros dirigentes políticos, após a minha conferência de imprensa, indiciam claramente que algo não está bem na RTP/Açores", afirmou à Lusa Aníbal Pires, que mantém a convicção de que "há indícios claros de ingerência do poder político na empresa".

Segundo o dirigente comunista, as suas palavras salvaguardam a posição da empresa, das chefias e dos jornalistas, recusando alguma vez ter posto em causa a "imparcialidade e profissionalismo" do jornalista Victor Alves.

Contactada pela Lusa fonte da subcomissão de Trabalhadores mostrou-se "muito surpreendida" com a intenção do chefe de redacção da RTP/Açores, por entender que "não há matéria para processar os trabalhadores" da empresa.

"No comunicado que emitimos não dizemos que foi exercida pressão sobre o chefe de redacção. Penso que não há matéria para nos processarem", afirmou a mesma fonte da subcomissão de Trabalhadores, entidade que convocou para sexta-feira à noite uma reunião com todos os funcionários para analisar a presente situação da RTP/Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados