Açoriano Oriental
Braga: camionistas de longo curso alvo de furtos de gasóleo
Os camionistas de longo curso de Braga têm sido alvo de furtos de gasóleo, em quantidades que variam entre os 300 e os mil litros, quando estacionados na cidade ou arredores, disse à Lusa um dos visados.

Autor: Lusa / AO online
    Sérgio Fernandes adiantou os furtos têm ocorrido durante a noite, com frequência semanal, por exemplo, em Ínfias, nas redondezas da zona industrial e comercial ali situada, onde era hábito estacionar-se os camiões aos fins-de-semana.

    Este camionista, cujo testemunho é corroborado por outros colegas de profissão, assinala que o furto de mil litros de gasóleo, representa um "rombo" de 1400 euros no orçamento.

    "A mim roubaram-me uma vez, 300 litros de gasóleo, mas há colegas a quem desapareceram 500 ou mesmo mil litros ", disse-nos Sérgio Fernandes, que garante haver muitos casos idênticos.

    O profissional de transporte de mercadorias, que conduz um tractor com reboque com capacidade máxima de 32 toneladas, costuma "atestar" o depósito em Espanha, como é regra do sector, quando regressa a Portugal vindo de um serviço na Europa.

    Sérgio, que participou no recente boicote de camionistas ocorrido em Braga e no país, diz que é quase impossível evitar os furtos, face à "manha" dos larápios: "arrebentam com o tampão dos depósitos e chegam ao ponto de furar os depósitos de alumínio com equipamento adequado".

    "Se reforçamos os tampões, com sistemas de segurança eles furam o depósito", lamentou.

    Segundo o camionista, outros casos aconteceram já na Póvoa de Lanhoso e um pouco por todo o Minho: "a gente faz queixa mas a PSP e a GNR pouco pode fazer porque os tipos usam luvas e actuam de madrugada, esvaziando os depósitos em poucos minutos".

    "Vivi sete anos na zona do hipermercado Feira Nova e nunca fui roubado. Agora, quando o gasóleo está a preço de ouro, fui vítima dos ladrões", lamenta-se, José Santos, um outro motorista, a quem furtaram 500 litros de uma só vez, ou seja, fazendo-o sofrer 700 euros de prejuízo.

    A Lusa contactou o Comando da PSP de Braga mas não conseguiu, até ao momento, uma reacção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.