Açoriano Oriental
Aviões russos violam espaço aéreo georgiano
As autoridades da Geórgia acusaram hoje aviões militares russos de terem violado, terça-feira à noite, o espaço aéreo do seu país.

Autor: Lusa/AO online
“Às 20:11 hora local, vindos da Federação da Rússia, na região da Garganta de Rokski, no espaço aéreo da Geórgia, entraram dois caças e, às 20:20, mais dois aviões seguiram a mesma rota”, declarou Zurab Potchkhua, vice-comandante da Força Aérea da Geórgia.

    Segundo ele, durante cerca de 40 minutos, quatro aviões sobrevoaram o territória a norte de Tzkhinvali, capital da república separatista da Ossétia do Sul.

    O militar georgiano sublinhou que “este caso se destaca pelas suas acções provocatórias, porque criou uma ameaça não só à população da região, mas também à aviação civil, pois sobre esse território passam rotas aéreas internacionais”.

    “As tropas de defesa anti-aérea têm a gravação dos voos e, pela primeira vez, foi fixado como entram no nosso espaço aéreo a uma distância de 80 quilómetros”, precisou.

    Potchkhua declarou que a parte georgiana não tentou abater os aviões por questões de segurança da população civil.

    Os militares russos ainda não responderam oficialmente a essas acusações, mas Vladimir Ivanov, vice-comandante dos capacetes azuis na zona do conflito entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, já veio declarar à agência Ria-Novosti que os seus homens fixaram o voo de dois bombardeiros SU-25 na zona do conflito entre as 20:32 e as 20:52 hora local.

    Hoje de manhã, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou o Governo georgiano de estar por detrás dos atentados terroristas na Abkházia e Ossétia do Sul, sublinhando que “a actuação da Geórgia põe em perigo a paz e a segurança no Cáucaso do Sul”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.