Açoriano Oriental
  • Laboratório de Engenharia Civil dos Açores com 12 ações programadas até final do ano
     
    O Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para 2020 comtempla 12 sessões, entre cursos e seminários, com ações focadas na publicação do novo regime de reabilitação de edifícios.
  • Açores/Mau tempo
    Governo Regional comparticipa 85% dos prejuízos dos municípios mais afetados
     
    O Governo Regional dos Açores vai comparticipar em 85% as despesas previstas dos municípios mais afetados pelo furacão Lorenzo, num montante que poderá chegar aos 3,4 milhões de euros.
  • Dia 21 de fevereiro
    Cortejo de Carnaval no Nordeste
     
    O cortejo de Carnaval no Nordeste realiza-se na próxima sexta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 10 horas, com a participação, pela primeira vez, de várias valências, nomeadamente a Escola Básica e Secundária do Nordeste, a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, a Câmara Municipal do Nordeste, a Associação Amizade 2000 e Escola Profissional do Nordeste.
  • Dia 23 de fevereiro
    Corso Carnavalesco da Vila das Capelas
     
    Será no próximo dia 23 de fevereiro, designado “Domingo Gordo”, que se realizará a segunda edição do desfile de Carnaval da Vila das Capelas, organizado pela Junta de Freguesia.
  • Sindicato dos trabalhadores dos matadouros e governo chegam a acordo
     
    O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, chegou a acordo, relativamente às reivindicações dos trabalhadores dos matadouros da região, suspendendo, assim, a greve que estava em curso.
  • Creche e ATL dos Biscoitos têm funcionamento garantido
     
    O concurso público para a concessão da Creche e ATL (Atelier de Tempos Livres) da freguesia dos Biscoitos, na Praia da Vitória, ilha Terceira, abre no próximo mês de março.
  • Faleceu Luís Bensaude, antigo presidente do conselho de administração do Grupo Bensaude
     
    Faleceu esta terça-feira, em Ponta Delgada, Luís Filipe Bensaude, ex-presidente do conselho de administração do Grupo Bensaude, tinha 62 anos.
  • Lavoura dos Açores beneficia de dois projetos que reforçam abastecimento de água
     
    A lavoura dos Açores vai passar a beneficiar de um reservatório nas Sete Cidades e de uma hidropressora na Lagoa Rasa, orçados em cerca de 200 mil euros, anunciou o secretário Regional da Agricultura e Florestas.
  • Recusadas declarações para memória futura de vítima de violência doméstica
     
    Ministério Público pretendia que vítima de violência doméstica prestasse declarações para memória futura, mas o pedido foi rejeitado pelo juiz de instrução criminal e Relação de Lisboa
  • Câmara da Ribeira Grande entrega primeiros cartões do programa abem:
     
    A Câmara da Ribeira Grande procedeu à entrega dos primeiros cartões no âmbito das candidaturas ao programa abem:, projeto que visa a comparticipação a cem por cento dos medicamentos prescritos e não comparticipados na sua totalidade aos agregados familiares carenciados.
  • Abertas as candidaturas ao Prémio BPI "la Caixa" Solidário
     
    O BPI e a Fundação la Caixa acabam de lançar a 5ª edição do Prémio Solidário, que visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas.
  • Dia 23 de fevereiro
    Corso Carnavalesco no Pico da Pedra
     
    A Casa de Povo do Pico da Pedra, em parceria com a Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, levam a cabo, no dia 23 de fevereiro, o tradicional Corso Carnavalesco.
  • Sucesso da cessação da atividade agrícola nos Açores limitado pelo endividamento
     
    O presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA) considerou que o sucesso da cessação da atividade agrícola na região, proposta pelo Governo Regional, pode não ter o efeito desejado devido ao endividamento do setor.
  • Preocupações ambientais marcam Batalha das Limas 2020
     
    A Batalha das Limas de Ponta Delgada, que decorre no próximo dia 25 de fevereiro, na Avenida Infante Dom Henrique, das 14h30 às 19h00, conta com novas medidas para reduzir o seu impacto ambiental.
  • Bombeiros do Nordeste recebem viatura para reforçar resgate em trilhos pedestres
     
    Os Bombeiros Voluntários do Nordeste, passam a dispor de uma viatura 4x4 para que possam prestar socorro com "mais segurança" nos trilhos pedestres do concelho.
  • Governo dos Açores inicia quarta-feira visita estatutária à ilha Graciosa
     
    O Governo dos Açores inicia quarta-feira a visita estatutária à Graciosa, durante a qual Vasco Cordeiro, entre outras iniciativas, vai inaugurar a nova Torre de Controlo do Aeródromo desta ilha e o projeto de aproveitamento de energias renováveis Graciólica, e presidir ao lançamento de uma marca de vinho produzida pela Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa.
  • Ladeira da Praia do Almoxarife já está aberta à circulação
     
    Está concluída a intervenção na Ladeira da Praia, na freguesia da Praia do Almoxarife, anunciou a Câmara Municipal da Horta.
  • Apreensão de 60 artigos contrafeitos na ilha do Pico
     
    O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de São Roque do Pico, apreendeu 60 artigos de vestuário contrafeito, na Madalena do Pico.
  • Conselho de Ilha da Graciosa quer recuperar ligação aérea perdida no verão
     
    O presidente do Conselho de Ilha da Graciosa reivindicou a recuperação no verão de uma ligação aérea com aquela ilha do grupo central do arquipélago dos Açores, por forma a manter as 14 ligações semanais que existiam.
  • Covid-19
    Maioria PS inviabiliza audição da secretária da Saúde dos Açores
     
    A maioria socialista inviabilizou, esta segunda-feira, a audição da secretária da Saúde no parlamento regional na sequência de um requerimento do PPM sobre o caso do avião privado chinês que aterrou em Ponta Delgada em 01 de fevereiro.
  • Trabalhadores dos matadouros dos Açores em greve
     
    O matadouro da ilha Terceira está encerrado devido à greve dos trabalhadores, que estão a reivindicaratéa recuperação da carreira especifica.
  • “Vistos gold” com pouco impacto no setor imobiliário dos Açores
     
    Desde que foi criado, em 2012, o programa de Autorização de Residência para Investimento não teve grande impacto no mercado de imóveis. Setor não prevê que decisão de restringir a sua atribuição às regiões autónomas mude muito o mercado.
  • Câmara da Ribeira Grande investe na requalificação da rua da Igreja
     
    O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou a conclusão dos trabalhos de requalificação da rua da Igreja, na freguesia de São Brás, empreitada realizada por administração direta e que permitiu “satisfazer uma reivindicação com cerca de três décadas”, referiu.
  • Dia 22 de fevereiro
    Baile de Máscaras no Teatro Micaelense
     
    No próximo sábado, dia 22 de fevereiro, a folia carnavalesca volta ao Teatro Micaelense, com animação musical e prémios para as fantasias mais criativas.
  • Câmara Municipal homenageia autores de enredos de danças e bailinhos Hélio Costa e João Mendonça
     
    A Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageia, com a Medalha Municipal de Mérito Cultural em Prata Vermeille, no próximo dia 21 de fevereiro, os autores de assuntos de bailinhos e danças de Carnaval Hélio Costa e João Mendonça.
  • Ex-eurodeputada Sofia Ribeiro vai coordenar "Congresso da Sociedade" do PSD/Açores
     
    A comissão política do PSD/Açores, que reuniu este fim de semana no Faial, nomeou a ex-eurodeputada Sofia Ribeiro para liderar o “Congresso da Sociedade”, uma iniciativa que põe o partido em contacto com a população açoriana.
  • "Quero debate para anular a narrativa oficial dos Açores virgens antes dos portugueses"
     
    Antonieta Costa Investigadora do CITCEM da Universidade do Porto e coautora do livro “A Marca Invisível” fala-nos da investigação que tem desenvolvido na ilha Terceira e da sua tese de que os Açores têm uma história, ainda por contar, anterior à presença portuguesa.
  • Maior abóbada vulcânica da Europa com recorde de visitas
     
    A Furna do Enxofre, na ilha Graciosa, recebeu no ano passado 8636 visitantes, dos quais 7550 desceram a esta gruta única na Europa e cujo ar precisa ser permanentemente monitorizado para permitir visitas.
  • Diretor Regional das Comunidades apresenta nos EUA plataforma 'Açorianos no Mundo'
     
    O Diretor Regional das Comunidades desloca-se, entre 17 e 22 de fevereiro, aos Estados Unidos da América, onde vai participar em sessões de divulgação da plataforma ‘Açorianos no Mundo’ e na inauguração da secção de temática açoriana oferecida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, à Biblioteca Henry Maden, da Califórnia State University, reunindo ainda com diversas entidades e associações locais. 
  • Vasco Cordeiro anuncia lançamento do concurso público para intervenção na estrada Furnas-Povoação
     
    O Presidente do Governo anunciou que, no próximo mês de maio, será lançado o concurso público para a construção da variante à freguesia das Furnas, um investimento de cerca de cinco milhões de euros que constitui a primeira fase da intervenção na estrada Furnas-Povoação.
  • Museu do Carnaval da Graciosa divulga tradição da ilha
     
    Dezenas de fotografias, vídeos, documentos, fantasias e instrumentos dão a conhecer o Carnaval da Graciosa num museu que abriu em 2018 para recuperar e divulgar a tradição da ilha, com um acervo em constante crescimento.
  • André Ventura considera "derrota" se Chega não eleger nas regionais dos Açores
     
     O presidente do Chega, André Ventura, afirmou este sábado, num jantar com militantes em São Miguel, que “será uma derrota” não eleger um deputado nas próximas eleições regionais dos Açores, avançando ainda que defende “outro modelo de autonomia”.
  • BE pede recuperação de fortes militares nos Açores
     
    O Bloco de Esquerda vai apresentar no parlamento açoriano uma proposta de recuperação das fortificações militares da região e criação de um centro interpretativo das Batalhas da Salga e das Mós, na ilha Terceira, anunciou este sábado o partido.
  • Grupo Ocidental dos Açores sob aviso amarelo devido a agitação marítima
     
    O grupo Ocidental dos Açores vai estar sob aviso amarelo durante no domingo e até às 06:00 de segunda-feira, devido a agitação marítima, informou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cultura & Social Ver Mais
Nacional Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.