SATA formaliza Tiago Santos como presidente da companhia desde 01 de janeiro

Tiago Santos assumiu a 01 de janeiro a presidência do Conselho de Administração da SATA, após a saída de Rui Coutinho, que apresentou a demissão em dezembro, segundo um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)



“Por decisão em assembleia-geral da SATA Holding, S.A. datada de 29 de dezembro de 2025, o Conselho de Administração para o mandato em curso (triénio 2024/2026), com efeito a 01 de janeiro de 2026” passou a ser liderado por Tiago Alexandre Carvalho dos Santos, refere o comunicado.

A SATA lembra, na nota, que Rui Miguel Furtado Coutinho, apresentou, a 01 de dezembro de 2025 a "carta de renúncia às funções de presidente do Conselho de Administração da SATA Holding S.A., com efeito a 01 de janeiro de 2026”.

Os vogais da administração são Sandro Manuel Botelho Raposo e Bernardo António Oliveira, com João Crispim de Carvalho Lourenço Borges da Ponte como vogal não executivo.

Rui Coutinho apresentou a demissão do cargo em dezembro, revelou, nessa altura, à Lusa o Governo dos Açores, tendo nomeado o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.

Tiago Santos, que integrou a administração da SATA em julho de 2024, é economista, foi membro do Conselho de Administração e diretor financeiro da Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa entre 2015 e 2016, funções que também ocupou na empresa Oitante, entre 2016 e 2018.

Foi ainda assessor do ministro da Saúde Paulo Macedo (2011 a 2015) e do secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2010 e 2011) e administrador da consultora COBA.

PUB