Açoriano Oriental
IV Prova Cega de Vinhos Brancos dos Açores
Terrantez do Pico 2019 da Azores Wine Company com medalha de ouro

O Terrantez do Pico 2019 da Azores Wine Company, obteve a medalha de ouro, na IV Prova Cega de Vinhos Brancos dos Açores, que decorreu no Fórum Terceira, ilha Terceira, numa organização da Associação Cegos por Provas com o apoio do Governo Regional e em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores.


Autor: AO Online

Em prova estiveram a ser avaliados, nas condições ideais, “às cegas”, 22 vinhos, naquela que foi a maior prova de vinhos brancos certificados realizada nos Açores, refere nota.


Este tipo de prova, “em que as garrafas são protegidas da vista, sendo que os avaliadores apenas sabem o tipo de vinho, é unanimemente considerada a melhor para fazer uma avaliação correta dos vinhos, excluindo desde logo preconceitos relacionados com a marca, castas ou os anos em prova”, explica a mesma nota.


Após avaliação dos vinhos, por cerca de 30 provadores, foram atribuídas cinco medalhas de ouro.


Desta forma, em primeiro lugar ficou o Terrantez do Pico 2019 da Azores Wine Company, em segundo lugar o Arinto dos Açores sur lies 2019 da Azores Wine Company e em terceiro lugar o ETNOM 2020 da produtora Cátia Laranjo.


As outras duas medalhas de ouro foram atribuídas ao Arinto dos Açores 2019 da Curral Atlantis e ao A Cerca dos Frades 2019 do produtor Tito Silva.


Para além da prova cega de brancos dos Açores, ocorreu um curso de iniciação à prova cega, ministrado pelo sommelier e wine educator, Gonçalo Patraquim, e um momento mais lúdico, um jantar BYOB (Bring Your Own Bottle), em que, de forma descontraída, quem participou partilhou a sua garrafa com os presentes, sempre em prova cega.


Decorrem, também, uma visita guiada às vinhas em “curraletas” dos Biscoitos, com Paulo Mendonça, e uma passagem pela Casa Agrícola Brum e Adega Cooperativa dos Biscoitos, bem como teve lugar uma masterclass de vinhos licorosos dos Açores.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados