Autor: André Medina
Cláudio Bettencourt foi o vencedor em“dose tripla” do XVRali IlhaGraciosa.
Fazendo o maior proveito do “fator casa”, o piloto graciosense, que se fez acompanhar pelo navegador António Costa, foi o mais rápido a percorrer todos os 65,78 quilómetros (km) do rali promovido pelo Terceira Automóvel Clube (TAC), alcançando o lugar mais alto do pódio absoluto e nas 2 Rodas Motrizes (2RM).
Ao volante do Peugeot 208 Rally4, Cláudio Bettencourt venceu o rali da “ilha branca” pelo segundo ano consecutivo (a oitava vitória nas 15 edições realizadas) e reforçou o estatuto de “rei” dos pisos de asfalto da ilha Graciosa, que pela primeira vez viu o seu rali integrar o calendário oficial do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR), sendo também pontáuvel para o Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores (TRAA).
Na disputa pelo título de campeão regional de automobilismo, a dupla composta por Rafael Botelho e Rui Raimundo, também em Peugeot 208 Rally4, fez valer a sua consistência, mostrando um ritmo rápido e seguro em todos os troços, classificando-se na segunda posição à geral (+58s5) e nas 2 Rodas Motrizes, saindo da “ilha branca” com ambas as lideranças reforçadas.
O pódio à geral ficou completo com a dupla João Borges/Flávio Mota, em Renault Clio Rally 3 (+2m04s2).
Aindas nas contas das 2RM, Estevão Rodrigues e NunoCabral, em Peugeot 208 Rally4, deram seguimento ao bom campeonato protagonizado, alcançado, uma vez mais, o lugar mais baixo do pódio.
Os principais candidatos à vitória, Luís Miguel Rego e José Janela, em Skoda Fabia R5 Rally2, tiveram um despiste logo na primeira passagem pela super-especial SantaCruz da Graciosa, na sexta-feira, e ficaram praticamente arredados da luta pela vitória absoluta.
Depois de um pequeno toque num passeio, que acabou por obrigar à mudança de uma roda, o vice-campeão absoluto em título, que terminou o primeiro dia no 37.º e penúltimo lugar, dominou as restantes oito provas especiais de classificação, que se disputaram durante o dia de ontem, não conseguindo ir além de um oitavo lugar à geral(+4m17s em relação ao vencedor).
OCampeonato dosAçores de Ralis prossegue dentro de sensivelmente um mês, a 8 e 9 de agosto, com a realização do XLIVExplore Santa Maria Rallye.