Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Setembro Amarelo


Carro Amarelo

Em setembro celebrou-se, mais uma vez, o mês de prevenção do suicídio, conhecido mundialmente como “Setembro Amarelo”. Esta campanha brasileira teve início em 2015, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e, consequentemente, reduzir os casos de suicídio por todo o mundo. Apesar de ser celebrado durante todo o mês de setembro, o dia 10 deste mês destaca-se, encontrando-se assinalado como o Dia de Prevenção do Suicídio.

A cor da campanha foi inspirada na história de Mike Emme, um jovem estadunidense de 17 anos, que cometeu suicídio em 1994, num carro amarelo. No dia do seu velório, como tributo, os pais distribuíram fitas e cartões motivacionais amarelos. O intuito era ajudar outras pessoas que estivessem a enfrentar transtornos mentais e/ou emocionais. Neste contexto, iniciou-se a campanha “fita amarela” ou em inglês “yellow ribbon”.

No ano de 2017, em Beja, esta campanha foi dinamizada pela primeira vez em território português. A organização responsável pelo evento foi a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a associação ARIS da Planície.

Esta é uma campanha de grande importância, principalmente a nível nacional, já que em Portugal, no ano de 2021, o número de suicídios atingiu o seu pico mais alto desde 2018. Segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Justiça, os casos de suicídio aumentaram mais de 8%, assim como as chamadas relativas a comportamentos de risco ou tentativas de suicídio sofreram um aumento de 39% entre 2019 e 2020. Em Portugal, há uma média de 3 pessoas a cometerem suicídio diariamente. Ainda que seja um número preocupante, a nível mundial estima-se que haja um suicídio a cada 40 segundos, contabilizando um total de 800 mil suicídios por ano.

Os suicídios, ou as tentativas de suicídio, são uma realidade preocupante, cujos números continuam a subir, pelo que é urgente a necessidade de apelar à sua prevenção. Relembramos que, atualmente, existem linhas de apoio ativas para estas situações, tais como o 112 e a Voz Amiga, disponível diariamente das 16 às 24h (213 544 545, 912 802 669 e 963 524 660).

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Câmara junta associações em Núcleo para apoiar 300 sem-abrigo" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental dá conta que a Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo.
 
Pimenta, Portela e campeões do mundo K2 500 metros selecionados
Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020 e prata em K2 1.000 em Londres2012, João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões mundiais em K2 500, e Teresa Portela são os canoístas portugueses selecionados para Paris2024.
 
PIB mundial pode diminuir até 10% se temperatura aumentar três graus
O Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode diminuir até 10% se a temperatura do planeta aumentar três graus Celsius (ºC), indica um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados